Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Acordo em São Paulo com reflexos no Recife

SÃO PAULO - O acordo firmado entre o PSB e o PT em São Paulo deve ser definido nesta sexta-feira. A deputada federal Luiza Erundina (PSB) será vice do ex-ministro da Educação Fernando Haddad na disputa pela prefeitura da capital Paulista. E o que isso tem a ver com o Recife? Todos sabem que esse acordo era um desejo do ex-presidente Lula, que tratou de demonstrar seu desejo para o governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB. Fontes ligadas aos dois partidos contam, no entanto, que o “sim” por parte do governador estava condicionado à liberação de Lula no lançamento da candidatura do PSB no Recife.

Os argumentos para isso não faltaram para o governador: o PT passou por um grave desgaste recentemente com o processo de prévias entre o prefeito João da Costa e o secretário estatudal de Governo, Maurício Rands, e isso não repercutiu bem na cidade. Depois a executiva nacional petista decidiu pela intervenção e imposição do nome do senador Humberto Costa, também não vista como uma ação democrática.

O governador chegou a afirmar ontem: “para ter unidade, é preciso estar unido dentro de casa. E o PT não está”. E construiu o raciocínio de que pensando “no bem dos partidos que compõem a Frente Popular”, que esperaram até agora "pacientemente" o PT definir, ele resolver o problema lançando seu candidato. Justo ele que é um articulador e naturalmente, por sua gestão bem avaliada e
poder de diálogo, consegue unir todos a sua volta.

Vale lembrar que Eduardo Campos teve oportunidade de conversar pessoalmente com Erundina quando ela esteve no Recife, no dia 1º de junho, para a cerimônia de instalação da Comissão da Verdade, no Palácio do Campo das Princesas. Mas não bateu o martelo, faltava o sinal positivo de Erundina, e ainda espera o anúncio da coligação PT/PSB para a chapa em São Paulo previsto para os próximos dias.

Acredita-se, por isso, que, no Recife, o nome escolhido por Eduardo Campos será definido antes do São João. E a Frente Popular já comemora essa opção. É muito provável que o prefeito João da Costa, que foi preterido, também. Já o senador Humberto Costa e pré-candidato do PT...

Nenhum comentário: