Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Na madrugada de hoje, dia 25/10, mais uma rebelião na Funase de Timbaúba, já são 4 dentro de 40 dias nesta unidade



Três socioeducandos morreram, e 8 (oito) foram socorridos, sendo que 7 (sete) foram para o hospital de Timbaúba e 1 (um) veio para o HR, na madrugada desta terça-feira (25), durante uma rebelião no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 98 quilômetros do Recife. Dois deles tinham 17 anos e o outro estava com 18 anos. De acordo com informações do 2º Batalhão da Polícia Militar, o motim também deixou oito rapazes feridos.

Seis integrantes do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, um organismo de estado ligado às Nações Unidas (ONU), esteve na unidade socioeducativa para analisar as condições em que a rebelião ocorreu.

Foram encaminhados 17 (dezessete) socioeducandos encaminhados para a delegacia, sendo 2 (dois) menores, e posteriormente os de maiores encaminhados para o presídio.

A Funase diz que vai abrir sindicância para apurar os fatos, que infelizmente deve respingar nos Agentes Socioeducativos, que tiram plantões com um efetivo muito pequeno, aquém do necessário, são maus pagos, não tem direito a risco de vida, e são assediados constantemente, pois, não são concursados, trabalham sob um contrato temporário, sem previsão de concurso público, caso denunciado ao Ministério Público, que também não toma nenhuma providência.

O Governo do Estado (Paulo Câmara) empurra com a barriga está situação que está espalhada por todo o estado, a unidade da Funase de Caruaru é outro exemplo, as rebeliões lá sempre são com mortes, colocando em risco a vida dos Agentes Socioeducativos e moradores da vizinhança.

Algumas medidas para resolver simples evitaria tal situação, como: concurso público para preencher as vagas de Agentes Socioeducativos, qualificação profissional dos agentes e corpo técnico, e melhor distribuição dos internos nas unidades.

Nenhum comentário: