Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Deputada do PT do B do Mato Grosso do Sul propõe separar homens de mulheres em delegacias do interior


Deputada estadual Mara Caseiro (PT do B)
 
A deputada estadual Mara Caseiro (PTdo B) solicita a transformação do presídio masculino do município de Jateí em uma casa de detenção feminina. Na prática, o espaço seria ocupado pelas 45 detentas que lotam hoje o 1º Distrito de Dourados, local preparado para receber, no máximo, 12 mulheres. Outro problema, segundo Mara Caseiro, é que mulheres e homens estão presos na mesma ala, o que é proibido por lei.“Os investigadores estão em desvio de função, pois além de terem que atender as ocorrências, precisam tomar conta das presas”, detalhou.

Conforme a deputada, a mesma situação ocorre hoje nos municípios de Caarapó e Maracaju, onde mulheres também estão detidas junto com homens.“Como o presídio feminino de Rio Brilhante está superlotado, a transformação do presídio masculino de Jateí em feminino desafogaria o sistema penitenciário”, comentou a parlamentar.Outra vantagem, segundo a deputada, seria a formação profissional dessas detentas, já que o presídio de Jateí conta com uma indústria de confecção. A unidade de detenção tem condições de abrigar pelo menos 100 internos, mas apenas 56 estão presos no local. Pela proposta de Mara Caseiro, estes detentos seriam transferidos para a Máxima de Dourados, dando espaço para a transferência das mulheres.

O pedido foi encaminhado ao governador André Puccinelli (PMDB), ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e ao diretor do Departamento de Polícia do Interior, Marcelo Vargas Lopes.
Fonte:http://ptdob-se.org.br/?p=22

Nenhum comentário: