Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Descubra se você leva jeito para seguir carreira política

Fazer a diferença no país. É assim que a maioria dos jovens pensa quando decide se filiar a um partido e seguir carreira política. O número de interessados em crescer nessa área não é baixo. Um levantamento realizado em 2011 pela Retrato Pesquisa e Opinião mostrou que 41% dos jovens brasileiros aceitariam se candidatar a algum cargo. “Precisamos desmitificar a ideia de que o jovem não tem interesse pela política”, afirma Lázaro Reis, Secretário Estadual do PVJovem de Minas Gerais.

Desde pequeno, o mineiro Lázaro, de 29 anos, esteve envolvido com movimentos sociais da escola e da igreja. Assim que tirou o cartão de eleitor, com 17 anos, se filiou ao Partido Verde. “Sempre gostei de trabalhar com o público e participar de ações que pudessem de alguma maneira promover mudanças. Percebi que a política poderia ser uma alternativa para realizar os meus desejos”, diz ele.

Logo nos primeiros meses de filiação, ele se destacou e assumiu a presidência do Partido Verde na cidade mineira de Carmo do Rio Claro. “Eu sempre quis exercer mais do que o meu papel de cidadão, por isso, não medi esforços para conquistar os meus objetivos. E aos 20 anos, em 2004, fui eleito vereador”, afirma Lázaro.

Mesmo atuando como vereador, o desejo de Lázaro era de expandir seus conhecimentos para auxiliá-lo na sua trajetória política. “Decidi fazer a graduação em Direito já pensando de que forma o conteúdo facilitaria a minha compreensão da legislação política do país”, conta.

Segundo Lázaro, a vontade de aprender é fundamental para crescer e desenvolver a carreira na área política. “Logo após o cargo de vereador, fui eleito Secretário Estadual do PVJovem em Minas Gerais, cargo que ocupo atualmente. As experiências que você adquire trazem muitos aprendizados e contribuem para que a sua carreira fique estagnada”.

Carreira promissora – Outro exemplo de quem começou a se interessar pelas causas sociais desde cedo é o de Jeferson Lima, Secretário Nacional da Juventude do Partido do Trabalhador. “Meus pais atuavam em causas sociais então tive o exemplo dentro de casa”, diz ele. “Assim que completei 16 anos, tirei o titulo de eleitor e me filiei ao PT do Estado de Sergipe”, diz ele.

Mesmo cursando o Ensino Médio, o sergipano não deixava de lado a política e participava dos grêmios estudantis da escola. Assim que concluiu o segundo grau, Jeferson decidiu fazer uma graduação com as participações nos movimentos sociais do partido. “Resolvi fazer faculdade de História e ao mesmo tempo investir na minha carreira como político. Apesar de não ter sido fácil conciliar as obrigações entre a universidade, estágio e o partido, acredito que valeu a pena, porque, em 2008, aos 20 anos, fui eleito o Secretário Estadual da Juventude do PT em Sergipe”.

No final de 2011, Jefferson teve certeza que ele queria seguir a carreira política e foi eleito o Secretário Nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores. “Não é preciso fazer uma graduação ou ter formação especifica. O que move a sua trajetória na política é a paixão e o compromisso de ser um agente social”, afirma ele.

Carga horária de trabalho – Seguir carreira na área significa abdicar horas de lazer. A jornada de trabalho é extensa e varia de acordo com os compromissos políticos. “O profissional deve saber que ele trabalhará em torno de 10 e 12 horas diárias”.

Remuneração – Segundo Jeferson a recompensa do trabalho não está no valor da remuneração, mas sim, na conquista de melhores condições de vida para a juventude brasileira. “A paixão de se fazer o que gosta vale muito mais do que dinheiro. No cargo de Secretário Nacional de Juventude ganha-se cerca de 4 mil reais.”

Características de um bom político “O primeiro passo para quem deseja seguir carreia política é se filiar a um partido que tenha os seus valores e objetivos”, afirma Jeferson.

Mobilidade necessária – Ter disponibilidade para viajar para qualquer região do país também é fundamental. “Trabalhar com política significa engajar as pessoas para que as mudanças aconteçam. Para isso, será necessário sair da sua cidade e visitar outros lugares para conhecer novas pessoas”, afirma ele.

Saber vender o peixe – Saber negociar é outra habilidade essencial para crescer na carreira política. “É importante saber argumentar, ser claro, objetivo e mostrar que tem conhecimentos sobre o que está falando”, diz Jefferson.

Responsabilidade – A ética e o respeito com as pessoas são fundamentais para desenvolver a carreira política. “Você precisa se doar integralmente, ter compromisso e a consciência de que será o responsável por representar o povo”, afirma.

Como começar – Se você ficou interessado, saiba que fazer parte de um partido é muito fácil. É possível fazer a filiação pela internet, entregar o documento na direção municipal ou estadual do partido. Quase todos os grandes partidos têm uma área dedicada aos jovens. Saiba mais nesses links:

Nenhum comentário: