Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 22 de julho de 2012

João da Costa está entre os cinco prefeitos mais bem avaliados do País

Consulta do Instituto Datafolha, publicada na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo, avalia a administração de seis capitais do País. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab recebeu a pior nota (4,4), e a mais alta foi para o prefeito Marcio Lacerda (6,4), de Belo Horizonte, candidato à reeleição. João da Costa recebeu nota 5 e é o único dos prefeitos que poderia disputar a reeleição mas está fora do jogo. Leia íntegra da matéria:

Eleitores dão nota 4,4 para Kassab, a pior de 6 capitais

Segundo o Datafolha, é a avaliação mais baixa do prefeito de SP desde 2007

O prefeito com melhor nota é Marcio Lacerda, de Belo Horizonte, com 6,4; Eduardo Paes, do Rio, ficou em 2º com 6,3

RICARDO MENDONÇA
EDITOR-ASSISTENTE DE PODER
Entre administradores de seis das principais capitais do país, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), tem a pior avaliação. Numa escala de 0 a 10, os eleitores paulistanos lhe dão nota 4,4, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 19 e 20 de julho. Em São Paulo, foram ouvidas 1.075 pessoas.

A nota 4,4 também representa o pior desempenho de Kassab desde março de 2007, quando ele tinha um ano de mandato e recebeu 3,9. Nos últimos 14 meses, o Datafolha fez outras seis pesquisas de avaliação. Em todas elas, Kassab ficou abaixo de 5.

Eleito vice em 2004, Kassab assumiu a prefeitura em março de 2006 após a renúncia de José Serra (PSDB) para ser candidato a governador. Na série do Datafolha, o melhor desempenho de Kassab foi em outubro de 2008, justamente o mês de sua reeleição, quando obteve nota 6,6. Agora, ele apoia novamente a candidatura Serra.

No grupo das seis capitais, o prefeito com melhor desempenho é Marcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, com nota 6,4. Em segundo lugar aparece o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), com 6,3.

Lacerda e Paes são candidatos à reeleição e lideram as pesquisas de intenção de voto com folga em suas cidades (confira os resultados na página A7).

No ranking das notas, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) aparece em terceiro lugar, com 6,1. Atrás dele estão o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), com 5,6, e o de Recife, João da Costa (PT), com 5.

Entre os que poderiam disputar a reeleição, João da Costa é o único que não é candidato. Na capital pernambucana, o PT preferiu apostar na candidatura do ex-ministro da Saúde no governo Lula Humberto Costa.

CONCEITOS

Na avaliação dos seis governos municipais como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, Kassab também é o lanterna.

Apenas 20% dos paulistanos entendem que seu desempenho é ótimo ou bom. Quase o dobro (39%) julgam que Kassab faz um trabalho ruim ou péssimo.

Por este critério, Lacerda também lidera, com 51% de ótimo ou bom. Paes tem 45%.

O Datafolha perguntou ainda qual é o principal problema de cada cidade. Saúde foi o mais mencionado nas seis. Em São Paulo, foi citada por 29% dos entrevistados. Transporte coletivo e segurança foram mencionados por 14%.


Nenhum comentário: