Especialista orienta como otimizar a leitura e fazer as anotações da maneira correta | ||||||||
LAIZIANE SOARES |
Se você estuda lendo palavra por palavra, lê em voz alta ou retorna ao parágrafo anterior toda vez que não compreende, concurseiro, você está estudando errado. Segundo o professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Paulo Neves Baptista, dessa maneira é exigido maior esforço mental do cérebro. O mestre, que é doutor em infectologia, leciona, entre outras disciplinas, a cadeira de identidade médica aos alunos do primeiro período de Medicina da UPE. Devido à grande carga de leitura a que os estudantes são submetidos, Baptista aborda técnicas de leitura dinâmica e memorização. Por isso, o que ele tem a dizer nessa reportagem interessa a você, e muito!
Sem a pretensão de discorrer sobre neurologia, em suas aulas, Baptista passa os conceitos de leitura acelerada, mais conhecida como leitura dinâmica, que nada mais é do que uma técnica para ler mais em pouco tempo. Na leitura acelerada, o processo não acontece palavra por palavra como estamos habituados a fazer, mas por blocos de palavras. “Não é preciso ler toda a palavra. Parte dela já nos dá o significado”.
Você pode fazer o teste pegando um jornal ou revista e, ao invés de ler a frase inteira, fixe os olhos na palavra do meio tentando visualizar as palavras que estão ao redor. “No início é comum sentir dor nos olhos, por isso é importante fazer pausas de dois a três minutos após o exercício”, adianta Baptista.
A dica é variar a velocidade de leitura de acordo com a necessidade e identificar a sua velocidade de segurança.Com a técnica é possível duplicar a velocidade da leitura sem prejuízo para a compreensão. Com a leitura de varredura o concurseiro pode procurar informações específicas e não perder tempo lendo o que não interessa. Quando não entender um parágrafo que acabou de ler, siga adiante, pois, na maioria dos casos, a explicação está no parágrafo seguinte. “Entre tantos assuntos para ler, o candidato deve focar. Por isso não adianta perder tempo com o que não irá acrescentar e deslizar os olhos pelo texto até identificar o que de fato está objetivando”, comenta.
Uma vez dominada a técnica da leitura acelerada, o passo seguinte é organizar suas anotações. Elas devem simples e, preferencialmente, no formato de um fluxograma, onde devem constar as palavras-chaves do assunto que você estudou. São elas que vão construir o mapa mental, que funciona como uma fotografia que o cérebro irá decodificar cada vez que for solicitado.
FIXANDO
Para fixar o conteúdo, é importante fazer revisões. “Imediatamente após a aula, não conseguiremos lembrar bem do que foi visto. Isso acontece porque o cérebro está saturado de informações . É preciso um descanso. Após dez minutos já conseguimos recordar com mais clareza. Fazendo essa revisão, o cérebro irá fixar as informações por mais 24 horas”, conta o professor Baptista. Fazendo uma revisão no dia seguinte, você consegue manter as informações por uma semana. “Dentro desse prazo uma nova revisão fará com que você fixe o assunto de maneira permanente”, assevera Baptista, que acrescenta: “Se você vai à aula e só vai rever o assunto dois ou três meses depois será como se tivesse vendo aquele assunto pela primeira vez”, alerta.
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-folha-dos-concursos/607127-aprenda-a-estudar-e-fixar-o-conteudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário