Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 5 de dezembro de 2010

APRENDA A ESTUDAR E FIXAR O CONTEÚDO

Especialista orienta como otimizar a leitura e fazer as anotações da maneira correta 
LAIZIANE SOARES   
Se você estuda lendo palavra por palavra, lê em voz alta ou retorna ao parágrafo anterior toda vez que não compreende, concurseiro, você está estudando errado. Segundo o professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Paulo Neves Baptista, dessa maneira é exigido maior esforço mental do cérebro. O mestre, que é doutor em infectologia, leciona, entre outras disciplinas, a cadeira de identidade médica aos alunos do primeiro período de Medicina da UPE. Devido à grande carga de leitura a que os estudantes são submetidos, Baptista aborda técnicas de leitura dinâmica e memorização. Por isso, o que ele tem a dizer nessa reportagem interessa a você, e muito!

Sem a pretensão de discorrer sobre neurologia, em suas aulas, Baptista passa os conceitos de leitura acelerada, mais conhecida como leitura dinâmica, que nada mais é do que uma técnica para ler mais em pouco tempo. Na leitura acelerada, o processo não acontece palavra por palavra como estamos habituados a fazer, mas por blocos de palavras. “Não é preciso ler toda a palavra. Parte dela já nos dá o significado”.
 
Você pode fazer o teste pegando um jornal ou revista e, ao invés de ler a frase inteira, fixe os olhos na palavra do meio tentando visualizar as palavras que estão ao redor. “No início é comum sentir dor nos olhos, por isso é importante fazer pausas de dois a três minutos após o exercício”, adianta Baptista. 

A dica é variar a velocidade de leitura de acordo com a necessidade e identificar a sua velocidade de segurança.Com a técnica é possível duplicar a velocidade da leitura sem prejuízo para a compreensão. Com a leitura de varredura o concurseiro pode procurar informações específicas e não perder tempo lendo o que não interessa. Quando não entender um parágrafo que acabou de ler, siga adiante, pois, na maioria dos casos, a explicação está no parágrafo seguinte. “Entre tantos assuntos para ler, o candidato deve focar. Por isso não adianta perder tempo com o que não irá acrescentar e deslizar os olhos pelo texto até identificar o que de fato está objetivando”, comenta. 

Uma vez dominada a técnica da leitura acelerada, o passo seguinte é organizar suas anotações. Elas devem simples e, preferencialmente, no formato de um fluxograma, onde devem constar as palavras-chaves do assunto que você estudou. São elas que vão construir o mapa mental, que funciona como uma fotografia que o cérebro irá decodificar cada vez que for solicitado. 

FIXANDO

Para fixar o conteúdo, é importante fazer revisões. “Imediatamente após a aula, não conseguiremos lembrar bem do que foi visto. Isso acontece porque o cérebro está saturado de informações . É preciso um descanso. Após dez minutos já conseguimos recordar com mais clareza. Fazendo essa revisão, o cérebro irá fixar as informações por mais 24 horas”, conta o professor Baptista. Fazendo uma revisão no dia seguinte, você consegue manter as informações por uma semana. “Dentro desse prazo uma nova revisão fará com que você fixe o assunto de maneira permanente”, assevera Baptista, que acrescenta: “Se você vai à aula e só vai rever o assunto dois ou três meses depois será como se tivesse vendo aquele assunto pela primeira vez”, alerta.

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-folha-dos-concursos/607127-aprenda-a-estudar-e-fixar-o-conteudo

Nenhum comentário: