Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Justiça condena delegados que cuidavam da prisão no PA onde menina foi estuprada

"Eles foram punidos por algo que não têm responsabilidade. Não temos que cuidar de presos. Isso quem faz é o sistema penitenciário", diz presidente do Sindicato dos Delegados. A garota foi violentada por quase um mês após ser abandonada em cela de prisão masculina

Fonte | Folha Online - Quarta Feira, 22 de Dezembro de 2010


A Justiça do Pará condenou à prisão cinco delegados que cuidavam da carceragem de Abaetetuba (PA) em que uma adolescente de 15 anos ficou 26 dias presa com homens, sendo espancada e estuprada diversas vezes. O caso aconteceu em 2007.

A delegada que conduziu a menina para a cela masculina --Flávia Verônica Monteiro-- foi sentenciada a cinco anos.

Já Antônio da Cunha, Rodolfo Gonçalves, Celso Cordovil da Silva e Daniele Bentes --os outros delegados que trabalhavam na delegacia-- foram condenados a quatro anos.

Todos poderão recorrer em liberdade. A Folha não conseguiu localizá-los.

Adonai Mota, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Pará, disse que a decisão é motivo de "indignação".

"Eles foram punidos por algo que não têm responsabilidade. Não temos que cuidar de presos. Isso quem faz é o sistema penitenciário", disse, sobre o fato de a menina ter sido colocada na carceragem da delegacia.

Segundo ele, outro problema na sentença é não ter especificado a conduta de cada um dos delegados.

"A decisão não individualizou. Jogou tudo no mesmo saco. Para mim, isso serviu mais como uma resposta à sociedade", afirmou.

Todos já haviam sido demitidos em agosto deste ano. Em abril, a juíza que cuidava do caso da adolescente também foi punida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) com a aposentadoria compulsória --pena administrativa máxima a um juiz. Ela continua recebendo salário.

Fonte: http://jornal.jurid.com.br/materias/noticias/justica-condena-delegados-que-cuidavam-prisao-no-pa-onde-menina-foi-estuprada

Nenhum comentário: