Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 14 de março de 2011

CNH Popular - Abertas inscrições para mudança e adição de categoria

Até o próximo dia 25/03 o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) promove inscrições gratuitas para condutores habilitados que desejem mudar ou adicionar categorias às suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). O procedimento pode ser feito pelo site www.detran.pe.gov.br e faz parte do programa CNH Popular, que visa promover a emissão gratuita do documento para a população de baixa renda.

Desde o início do programa CNH Popular (2008), o DETRAN-PE já emitiu 20.318 documentos de habilitação. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem preencher um destes requisitos: estar desempregado há mais de um ano, com renda familiar de até três salários mínimos; trabalhador com renda mensal de até dois salários mínimos; alunos da rede pública de ensino; beneficiários do Bolsa Família ou do Chapéu de Palha e ainda aqueles que, comprovadamente, nunca tiveram acesso ao mercado de trabalho.

No site, os candidatos devem preencher o formulário on line e aguardar a convocação do Detran para apresentar a documentação exigida. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), os candidatos selecionados devem procurar a sede do Detran e, no interior, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Neste ano a capacidade de atendimento do Programa CNH Popular foi ampliada de 12 para 15 mil pessoas. Destas, um total de 80% das vagas é destinada a mudança para categorias profissionais “C”, “D” ou “E” e adição de categoria.

Requisitos - Os que aspiram à mudança de Categoria, que desejarem se habilitar na Categoria “C” já devem estar habilitados na Categoria “B” há, no mínimo, um ano, e não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem ser reincidente em cometimento infração média nos últimos 12 meses.

Para habilitação na categoria “D”, é exigido que os candidatos sejam maiores de 21 anos e habilitados na categoria “B” há no mínimo dois anos, ou na Categoria “C”, há no mínimo um ano, e não ter cometido as infrações citadas anteriormente.

Já para quem deseja a mudança para categoria “E” deve ter no mínimo um ano na “C” ou na “D”, possuir mais de 21 anos e não ter praticado as mesmas infrações já referidas.

Só serão habilitados os candidatos que forem aprovados nos exames pertinentes a cada Serviço de Habilitação, e após terem cumprido a carga horária dos cursos de formação de condutores nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), necessários para a CNH solicitada.

Sai lista de convocados para mudança de categoria – também no site do Detran-PE está disponível a listagem com os primeiros 4 mil convocados para obtenção de primeira CNH. A partir de segunda-feira (14 de março), os candidatos aprovados devem procurar o Detran-sede ou as Ciretrans Especiais para poder apresentar a documentação e dar início ao processo de habilitação. No total, 200 mil pessoas se inscreveram entre os dias 09 de fevereiro e 28 de fevereiro.

Fonte:http://www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=932:cnh-popular-abertas-inscricoes-para-mudanca-e-adicao-de-categoria-&catid=2:transito&Itemid=256

Nenhum comentário: