Fonte: Conselho Federal OAB
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou que a reforma política precisa dar maior transparência e representatividade aos partidos políticos. "Temos partidos que não respeitam os diretórios municipais ou estaduais, sua base não é ouvida. A reforma deve começar pela revisão da Lei Orgânica dos Partidos Políticos, cobrando deles mais transparência. Isso é fundamental para que possamos enxergar o partido como grande interlocutor entre a sociedade e o Parlamento. Só depois disso se poderia falar em lista fechada ou preordenada", disse.
O presidente da OAB participa neste momento de audiência pública da Comissão Especial da Reforma Política. Durante a reunião, Cavalcante disse que a decisão de o Senado e a Câmara dos Deputados terem comissões distintas para analisar a reforma política leva a sociedade a questionar a efetiva intenção do Congresso de realizar a reforma. "A sociedade cobra [a reforma política], a presidente Dilma Rousseff cobrou em seu discurso de posse, os presidentes da Câmara e do Senado se dizem comprometidos, mas, no primeiro ato, as duas Casas lançam comissões separadas. Isso deixa o cidadão perplexo, mas tenho convicção que os parlamentares que assumiram nesta legislatura têm compromisso com a reforma política", disse. (A matéria foi publicada no site da Câmara dos Deputados)
Fonte: http://www.oabpe.org.br/comunicacao/noticias-juridicas/8456-oab-nacional-pede-na-camara-maior-transparencia-nas-decisoes-dos-partidos-.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário