Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 1 de março de 2011

Devido à demanda, download do programa do IR está lento

SÃO PAULO – Quem está tentando fazer o download do programa do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 está enfrentando certa lentidão na manhã desta terça-feira (1).

O problema, segundo informou a assessoria de imprensa da Receita Federal, é normal, tendo em vista a demanda de contribuintes “curiosos” para conferir as novidades do programa deste ano e por aqueles que querem cumprir logo com a prestação de contas.

De acordo com o órgão, porém, ainda não é possível saber o horário ideal para que os contribuintes acessem o programa. Contudo, a Receita enfatizou que a partir de quarta-feira (2) a procura pelo programa deve ser menor, o que deve facilitar o download.

Todas das plataformas

De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, o programa do IR 2011 pode ser usado em vários sistemas operacionais, incluindo os considerados livres, como o Linux.

É importante destacar que, neste ano, não será mais permitida a declaração por formulário de papel, ou seja, todos os contribuintes devem fazer o download do programa para preencher o documento.

Para facilitar o preenchimento, o programa da declaração foi totalmente reformulado e os contribuintes puderam testá-lo durante o mês de dezembro, quando a Receita disponibilizou uma versão beta da ferramenta para avaliação.

Na época, Adir disse ao InfoMoney que o layout do programa foi alterado para melhorar a navegação e facilitar a vida do contribuinte. Além disso, outras alterações foram feitas: 

Rendimentos recebidos acumuladamente – existe um campo específico para informar valores de rendimentos recebidos de ações judiciais, ganhos de salário de anos anteriores etc.

Declaração de imóveis – haverá espaço para o contribuinte informar o quanto pagou em comissões para corretores de imóveis.

Aluguel – agora existe a possibilidade de incluir o CNPJ, caso o contribuinte receba aluguel de pessoas jurídicas. Antes só era permitido informar o CPF.

Casal homoafetivo - casais do mesmo sexo poderão declarar companheiro (a) como dependentes do IR, desde que possam comprovar essa situação.

Declaração de saída definitiva – o programa, além da Declaração de Ajuste Anual, permite que o contribuinte faça a declaração de saída definitiva também.

Recibo em duas vias – para garantir a segurança do contribuinte, o recibo será impresso em duas páginas, para evitar que o número do recibo (que estará em apenas uma das vias) caia em mãos erradas ou seja usado de forma ilegal.

Fonte:http://dinheiro.br.msn.com/tributos/artigo.aspx?cp-documentid=27852124

Nenhum comentário: