Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Câncer de colo-retal: invista na alimentação

O câncer colo-retal é o terceiro com maior incidência no mundo, perdendo apenas para os tumores de pulmão e mama. No entanto, se for detectado num estágio inicial, tem grandes chances de cura. Por isto, a prevenção e o diagnóstico precoce devem ser priorizados. Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter, periodicamente, a um exame de pesquisa de sangue nas fezes. 

Para garantir a prevenção da enfermidade é importante investir numa alimentação rica em frutas, vegetais, fibras e cálcio e evitar, ao máximo, as gorduras animais. Também é aconselhável evitar a ingestão em excesso e por muito tempo de bebidas alcoólicas, além de colocar a prática de exercícios físicos como uma prioridade na rotina.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2010, mais de 25 mil pessoas deveriam ser portadoras da doença no Brasil. O oncologista do Hospital Ilha do Leite e do Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (Sequipe), Eriberto Marques Júnior, garante que o câncer colo-retal é tratável e, na maioria dos casos, curável, quando detectado precocemente e ainda não tenha se espalhado para outros órgãos.

Segundo o médico, é importante observar as alterações do hábito intestinal e procurar logo uma orientação médica. “A sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação pode ser um alerta. Também é possível ocorrer perda de peso sem razão aparente, cansaço, fezes pastosas de cor escura, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar”, alertou.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: