Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Hemope: UTI pode fechar por falta de médicos

O deficit de médicos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Hematologia de Pernambuco (Hemope) vem preocupando funcionários e familiares dos pacientes adultos portadores de patologias hematológicas. O medo é de que sejam fechados os quatro leitos criados em 2005 para atender pacientes com doenças como mieloma, leucemia e em tratamento de quimioterapia. “Não tem médicos que cubram o plantão e a UTI está para fechar. Os pacientes internados vão para outros hospitais, mas não são hospitais específicos para doenças hematológicas. É uma UTI pequena, mas que depois que foi aberta o índice de mortalidade diminuiu em 50%. É um tratamento único, que faz toda a diferença para o paciente”, destacou a comerciante Jamine Albuquerque, 36.


A mãe dela, a aposentada Jalva Spindola, 65, está entre os pacientes internados no Hemope. Ela possui uma doença conhecida popularmente como púrpura e ocasionada pela alteração das plaquetas. Ela contou que um dos pacientes da UTI chegou a ser transferido para o Hospital Oswaldo Cruz. “Desde abril, são feitos vários comunicados dos médicos e dos chefes da UTI para resolver isso, mas não foi resolvido. Estou falando não em nome da minha mãe, mas de todos os pacientes que dependem da UTI”, frisou a comerciante.


A dona de casa Mônica Pereira, 35, e a vendedora Estelita Chagas, 29, estão com os companheiros internados na enfermaria do Hemope. Os dois foram diagnosticados com leucemia e precisaram ser tratados na UTI por pelo menos dez dias. “Falta médico, material, medicamento. É um hospital muito bom e que precisa de ajuda. A gente precisa muito do Hemope e pede que a UTI não acabe e, se possível, abram novos leitos. O tratamento e os remédios causam problemas respiratórios, por isso, a qualquer momento alguém pode precisar de UTI, mesmo estando na enfermaria”, observou Mônica.


O diretor de Hematologia do Hemope, Aderson Araújo, assegurou que todas providências estão sendo tomadas para que a UTI não seja desativada. “Essa possibilidade a gente não crê que vai existir. Hoje (ontem), foi publicada no Diário Oficial a autorização para a contratação de novo pessoal. A escala até o fim de julho está completa. A gente tem alguns furos na escala para agosto que estamos tentando fechar. Enquanto as contratações simplificadas não são feitas, tentamos tomar emprestado profissionais de outras UTIs ou complementar de alguma forma”.


SELEÇÃO

A seleção pública para a contratação temporária de dez médicos intensivistas de adulto deve suprir o deficit nos serviços de terapia intensiva do Hemope, além dos hospitais Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães. O contrato terá dois anos de duração, podendo ser prorrogado por mais dois. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de julho na sede da Secretaria Estadual de Saúde, das 14h às 16h20, ou via Sedex, encaminhado o aviso de recebimento (AR) à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, situada na rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, bairro do Bongi, no Recife. O CEP é 50.751-530. Para participar, é preciso ter diploma ou declaração de conclusão do curso de Medicina, emitida por instituição reconhecida pelo MEC; carteira do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e/ou declaração de inscrição e comprovação de experiência mínima de seis meses em Terapia Intensiva.


Por Piscilla Aguiar, de Grande Recife

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/652553-hemope-uti-pode-fechar-por-falta-de-medicos-

Nenhum comentário: