Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 14 de julho de 2011

JOÃO DA COSTA LANÇA O ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DA RMR

Atlas foi apresentado ao público
pelo  prefeito João da Costa
O banco de dados eletrônico traz informações sobre a realidade socioeconômica de 14 municípios

Por Kellen Lima

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (13), pelo prefeito da capital pernambucana, João da Costa, o “Atlas do Desenvolvimento Humano na Região Metropolitana do Recife (RMR)”. A solenidade aconteceu no auditório Carlos Wilson Campos, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Durante o evento, uma apresentação técnica do Atlas foi feita pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, Jan Bitoun e pela representante da agencia Condepe/Fidem, Maria das Graças Duarte. A partir de agora, os 14 municípios que integram a RMR contam com um banco de dados eletrônico, com informações sobre a realidade socioeconômica da área de abrangência do estudo, bem como sobre as condições de vida da população.
Evento aconteceu na manhã
nesta quarta-feira (13)

De acordo com o prefeito João da Costa, que também é diretor do Projeto de Desenvolvimento Humano da RMR, “o Atlas nos permite romper as barreiras dos limites geográficos e planejar, a partir de seus indicativos, mudanças para a qualidade de vida da população”. Segundo Costa, “o projeto traz uma metodologia fundamental para identificar o que está acontecendo, com quem e as perspectivas de apontar soluções, a partir de iniciativas apresentados à sociedade. Seja para o gestor público ou para o cidadão, ele é extremamente útil para que se possa conhecer as realidades que nos cercam”.

João da Costa enfatizou, ainda, que os indicadores apontados pelo Atlas poderão ser atualizados a partir de novos dados, como os do IBGE. “A partir dos novos números podemos saber em quais pontos avançamos, podemos revelar como está a educação, saúde ou renda das pessoas da RMR. Segundo ele, as informações do Atlas podem ser úteis para qualquer componente da sociedade. “Pesquisadores, estudantes, gestores públicos ou o cidadão podem utilizar o Atlas e fiscalizar, identificar ou formular propostas que nos conduzam a uma sociedade mais justa”, concluiu.

A construção de políticas públicas eficientes a partir da identificação das desigualdades sociais foi um dos pontos destacados pelo secretário de Controle Urbano do Recife, Amir Schvartz, que também falou sobre o trabalho realizado sob a coordenação da PCR. “O Atlas é uma importante ferramenta, cujas informações nos permitem conhecer as desigualdades existentes dentro da sociedade, de forma a criar políticas públicas que apontem para as melhorias necessárias do índice do desenvolvimento humano”.

O desenvolvimento, que vai além do econômico, foi um dos pontos destacados pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jorge Chediek. “Devemos abandonar esse pensamento de que só existe desenvolvimento quando se fala de questões financeiras. O desenvolvimento humano é o grande ganho, como melhorar a qualidade de vida da população, especialmente das mais pobres. Ter uma gestão sensível a esse tema é igualmente importante, como percebemos em Recife, que tem suas políticas públicas internacionalmente reconhecidas. O Atlas só vem a facilitar esse intuito e é útil em todos os níveis da administração, para a construção de uma sociedade próspera”, disse.

A mesa de abertura do evento foi composta por Luciano Siqueira (Deputado Estadual), Marcos Lorêto (Presidente do Tribunal de Contas de PE), Marilene Chaves (Fundação João Pinheiro), Alexandre Condé da Silva Júnior (Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco — Condepe), Severino Alexandre Ninho (Prefeito de Araçoiaba), José Joaquim da Silva (Vereador e Presidente do Parlamento Metropolitano) e Marcos Borges (Gerente Regional da Caixa Econômica Federal).

Também prestigiaram o evento Eduardo Carvalho, representando o Ministério da Integração Nacional, Luciana Azevedo, assessora do Governo do Estado de PE, vários secretários municipais, os vereadores do Recife Alfredo Mariano, Amaro Cipriano, Alfredo Santana e o do município de Moreno, Ubirajara Paz, bem como o presidente do Caxangá Ágape, Roberto Zaidam, representantes do Tribunal de Contas do Estado, Detran, UFPE, Secretaria de Defesa Social, Fundação Joaquim Nabuco e DER.

Diversos prefeitos enviaram seus representantes, como Dolores Fátima (Abreu e Lima), José Amaro Barbosa (São Lourenço da Mata), Sheyla Pincovsky (Jaboatão dos Guararapes), Sônia Calheiros (Olinda), Eduardo Lima (Camaragibe) e Vera Tenório (Cabo de Santo Agostinho – Secretária de Planejamento). O secretário de Planejamento de PE, Alexandre Rebelo, os secretários de Direitos Humanos e Planejamento de Jaboatão dos Guararapes, Jorge Rocha e Edvard Rufino, estiveram presentes.

O que é - O Atlas contém um banco de dados eletrônico, que inclui o índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM), que traz informações sobre os níveis atingidos, pela sociedade, nos contextos de educação, saúde e renda. Cerca de 250 indicadores são baseados nos censos demográficos do IBGE de 1991 a 2000 que são apresentados em planilhas, por temas. Os assuntos abordados são: caracterização, demografia, educação, renda, trabalho, habitação, vulnerabilidade, desenvolvimento humano e população e são destacados por recortes territoriais político-administrativos e unidades de desenvolvimento humano (metropolitanas e municipais), além de mapas, imagens aéreas e perfis das diversas unidades espaciais adotadas.

2005 - As ferramentas que incorporam o “Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife” já existem desde o ano de 2005. A versão ampliada do estudo e seus respectivos dados, que resultam nesta segunda edição do banco de dados, aconteceu a partir de parceria estabelecida entre a Prefeitura do Recife, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério da Integração Nacional - através do projeto Desenvolvimento Humano no Recife e Região Metropolitana (BRA 01/032) -, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), e prefeituras dos municípios da RMR.

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2011/07/13/joao_da_costa_lanca_o_atlas_do_desenvolvimento_humano_da_rmr_177670.php

Nenhum comentário: