Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 9 de julho de 2011

No dia internacional do câncer é preciso se lembrar do Hospital do Câncer de Pernambuco, como nossa referência


O Hospital de Câncer de Pernambuco iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1945 já com o objetivo de ser uma instituição de saúde de direito privado, sem fins lucrativos e de reconhecida utilidade pública. De lá para cá, tornou-se referência no seu campo de atuação no Norte e Nordeste do Brasil e em sua jornada cumpre com esforço e determinação o papel de assistir doentes que sofrem de câncer e informar à população sobre a importância da prevenção deste mal. Além das atividades de ensino e pesquisa médica-oncológica, o Hospital é dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento especializado de pacientes portadores de câncer.

A Intervenção

No dia 10 de abril de 2007, porém, através de uma atitude corajosa do Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco passou a trabalhar sob intervenção estadual. Este remédio veio na hora certa, para evitar a morte do Hospital. Desde então, começou a ser travada uma intensa luta que envolveu o Governo, os funcionários, os voluntários, os parceiros e os doadores.Com muita dedicação estamos conseguindo reerguer este importante centro de tratamento do povo pernambucano.
A partir do esforço iniciado com a intervenção, já estamos atendendo mais da metade dos doentes de câncer de Pernambuco.
Hoje o HCP trabalha com:
A Melhor quimioterapia do Norte-Nordeste
Este setor tão importante para nossos pacientes foi uma das grandes conquistas desta intervenção. Em uma moderna estrutura foram montados consultórios, salas de espera e uma farmácia para distribuição dos medicamentos. Tudo isso numa área totalmente climatizada de 800 m2, com TV a cabo e capacidade para atender, em confortáveis poltronas, cerca de 120 pacientes por dia.
Um novo Intensificador de Imagem
O equipamento, que possibilita a visualização de imagens de alta definição, custou mais de R$ 230 mil e foi doado pelo Governo do Estado. Isso nos permitiu uma maior precisão no diagnóstico cirúrgico, acompanhando em tempo real as condições do paciente e diminuindo o tempo das cirurgias, fator essencial nas intervenções de tumores neurológicos, hepáticos, ortopédicos e no esôfago.
O Departamento de Odontologia e Próteses Reabilitadoras
Possuir o único departamento do Norte-Nordeste a oferecer todos os tipos de prótese de forma gratuita é motivo de grande orgulho para o HCP. Conscientes desta responsabilidade os profissionais deste setor trabalham, todos os dias, criando próteses personalizadas que possibilitam o estimulo da auto-estima de nossos pacientes, garantindo seu ao retorno ao convívio social e familiar a fim de que possam viver mais e melhor.
O Espaço Renascer
O HCP se preocupa com seus pacientes até mesmo depois de todo o tratamento. Desenvolvemos, assim, um projeto que orienta as mulheres a descobrir um novo olhar para a vida. O Espaço Renascer se dedica ao tratamento do aspecto emocional, buscando recuperar a auto-estima das pacientes que enfrentaram o câncer de mama.
O Programa de Educação Continuada
O ensino e a pesquisa científica também estão dentro das preocupações do Hospital de Câncer de Pernambuco. Sua contribuição na área passa pela oferta de estágios curriculares e pela participação e apresentação de trabalhos em congressos. Além disso, o HCP publica freqüentemente artigos em publicações científicas e oferece cursos básicos de capacitação para os médicos e profissionais de saúde do Estado.
Média mensal de atendimentos no HCP
ProcedimentosMédia Mensal
Exames laboratoriais6.420
Biópsias615
Sessões de Fisioterapia2.322
Quimioterapia994
Quimioterapia994
Prevenções Ginecológicas3.669
Consultas8.838
Cirurgias470



Nenhum comentário: