Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 11 de junho de 2011

PREFEITO ENTREGA CONJUNTO HABITACIONAL NO BREJO DA GUABIRABA

Habitacional foi entregue nesta manhã
 pelo prefeito da Cidade
Todos os 320 apartamentos estão sendo ocupados por moradores da própria comunidade que estavam inscritos no programa de Auxílio Moradia

A sexta-feira (10) é de festa e alegria na Avenida Vereador Otacílio de Azevedo, 1144, no Brejo da Guabiraba, no noroeste do Recife (RPA-3), onde fica com Conjunto Habitacional Dom Hélder, que foi entregue nesta manhã pelo prefeito da Cidade, João da Costa. O investimento total da obra onde vão morar 320 famílias foi de R$ 13.160.854,52. Construído em terreno pertencente à PCR, este é o 14º Conjunto Habitacional entregue pela atual gestão, seja em projetos próprios ou em parceria com os governos federal e estadual.
Este é o 14º Conjunto Habitacional
entregue pela atual gestão

Todos os apartamentos estão sendo ocupados por moradores da própria comunidade que estavam inscritos no programa de Auxílio Moradia, sendo 179 famílias provenientes de áreas de risco do entorno e 141 formadas por ex-moradores da ocupação Dom Hélder, que desde 1998 lutavam pelo direito à moradia. “Mais do que as casas, estamos realizando sonhos dos cidadãos que lutam muito ao longo das vidas. É uma alegria muito grande poder proporcionar uma casa, que, junto com a dignidade proporcionada por ela, é o maior bem adquirido por uma pessoa”, disse o prefeito João da Costa, que entregou as chaves do apartamento G1 para a moradora Maria Helena.

Ao todo são dez blocos de 32 apartamentos, todos com fachada externa texturizada, sendo cinco pintados de verde e cinco de cor rosa. Já internamente, é pintado de branco em tijolos aparentes. Os banheiros e as cozinhas ganharam piso e áreas em cerâmica branca. No Habitacional, há, ainda, estacionamento, área de lazer e centro comunitário, e está prevista a implantação de um Posto de Saúde da Família (PSF). “Ficamos muito preocupados, pois é comum o interesse de vender. Mas, essa é uma conquista muito importante que necessita de cuidados como se faz com um filho. Portanto, continuem unidos e lutando para o bem estar e a qualidade do espaço onde agora vocês moram”, falou o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho.

Segundo o secretário de Habitação, Abelardo Neves, a população ainda vai receber muita moradia. “Até 2012 serão entregues 3.174 unidades que estão sendo construídas. Com elas, a população terá recebido um total de 4.771 unidades durante toda a gestão de João da Costa. O investimento total para todas essas obras foi de R$ 220 milhões”.

Depois de mais de 10 anos sem ter uma casa própria, finalmente, Terezinha de Brito Silva, 72 anos, voltou a um espaço dela. “Fiquei sem nada quando a barreira derrubou a minha residência. E só agora consegui me livrar do aluguel, não tenho palavras para descrever a minha felicidade”, falou. Já o líder comunitário, seu Luiz Inácio, garantiu que este é o primeiro passo. “A luta continua, vamos continuar unidos para manter este bem tão importante, que só conseguimos graças a um prefeito de um governo como o do PT”.

A entrega dos imóveis foi acompanhada pelo chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente; os secretários municipais Roberto Arrais (Meio Ambiente), Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Niedja Queiroz (Assistência Social), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Eric Carrazzoni (Comunicação), Ceça Britto (Relações com a Imprensa), José Bertotti (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Rejane Pereira (Mulher); a presidente da URB, Débora Mendes; a assessora executiva de Controle, Desenvolvimento Urbana e Obras, Ana Cláudia Mota; e o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda.


Ainda participaram do ato, o superintendente do Patrimônio da União em Pernambuco, Paulo Ferrari; o Gerente da Caixa Econômica do Cais do Apolo, Marco Aurélio; e os vereadores Almir Fernando e Josenildo Sinésio, líder da bancada do Governo na Câmara.

HistóricoO espaço onde o Conjunto Dom Hélder foi construído estava ocupado desde 1998 por moradores de baixa renda que não tinham onde morar. Após intensa mobilização popular, eles conquistaram o terreno, que foi comprado pela PCR a fim de tornar o sonho deles realidade. Durante a construção dos apartamentos, os moradores tiveram direito ao Auxilio Moradia.

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2011/06/10/prefeito_entrega_conjunto_habitacional_no_brejo_da_guabiraba_177168.php

Nenhum comentário: