Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Deu no blog de ikerol: Todos iguais, uns mais iguais que os outros (sobre a meia passagem)


Mobilização que não ganhou muito crédito na pauta de alguns dos nossos veículos de comunicação nesta quarta-feira, o Movimento Amigos do Recife (MAR) é a prova de que militantes pernambucanos nunca perdem a capacidade de abusar da criatividade nos seus propósitos de contestação social. Meses após a pancadaria que marcou o protestos de estudantes contra o aumento da passagem, dizia o email que recebi hoje que:

Uma comissão dos Coordenadores do Movimento Amigos do Recife – MAR vai até a Secretária das Cidades do Estado, dia 18 de abril (quarta-feira), entregar o requerimento de inclusão da MEIA PASSAGEM PARA QUEM ANDA EM PÉ NOS ÔNIBUS, na licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do RECIFE (STPP/RMR).

Com direito a justificativa:

Entendendo o MAR que a meia passagem é questão de isonomia, consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Logo, quem anda a pé não pode pagar o mesmo valor. Isto acontece nos navios, nos aviões, etc. A meia passagem já é praticada aos domingos, enfim. A população merece um transporte de melhor qualidade, e vamos lutar por esta condição.

Sem incorporar alguma clareza política ou limites possíveis, a reivindicação do MAR é apenas mais uma expressão do que todo morador da Região Metropolitana do Recife sente, ao migrar diariamente rumo aos compromissos pessoais nos nossos coletivos: transporte público decente e os confortáveis geladinhos são um luxo de poucos e promessa de muitas campanhas eleitorais.

Nenhum comentário: