Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 3 de abril de 2012

Meia passagem e participação popular são os elementos que o Movimento dos Amigos do Recife - MAR defende, na licitação do transporte de passageiros da Região Metropolitana do Recife

Hoje, 03 de abril, no auditório do Tribunal de Contas, os Coordenadores do Movimento de Amigos do Recife – MAR foram à audiência pública sobre a licitação das Linhas do Sistema Transporte Público de Passageiros (STPP), a fim de discutir e apresentar propostas.

Nininho Costa um dos coordenadores do MAR apresentou a proposta da inclusão de um dispositivo na licitação para a concessão da meia passagem para todos os que andam em pé nos ônibus.

“É preciso aplicar o Princípio da Isonomia, a Constituição trata desigualmente os desiguais com fito de torná-los iguais de fato. Se você anda de avião ou navio é tratado diferente, pela classe, horário, etc. no ônibus você anda em pé, sem segurança, sendo assediado sexualmente etc., logo, concluímos que você tem direito a ter um tratamento diferente, ou seja, a meia passagem.” Nininho Costa.

Gamaliel Marques outro coordenador do MAR colocou em discussão a questão do controle social. Com a participação direta do Povo na avaliação da qualidade do serviço, propondo a criação de plenárias a cada de 2 (dois), dentro dos cada um dos 7 (sete) lote que serão licitado.

Mas a resposta do Governo é que o GPS, as reclamações e a pesquisa faz o controle social, e vai colocar nos terminais um gestor com poder de resolver problemas.

“A participação da Sociedade é fundamental para a criação de um novo sistema, fora isto, será a repetição do erro do passado, “o gato correndo atrás do rabo”, a Grande Recife faz de conta que fiscaliza, as empresas fazem de conta que cumpre, e o serviço se torna uma porcaria. É preciso a participação do Povo em plenárias, para opinar diretamente e cobrar resultados, o Governo está se escondendo do usuário por quê?” Gamaliel Marques.


O Ministério Público do Trabalho fez suas ponderações sobre o sistema. O tratamento que é dado aos trabalhadores chega a ser desumano, horários, falta de banheiros, etc. É preciso corrigir estas distorções, o trabalhador merece dignidade.

Vamos continuar insistindo nas duas situações, pois o Povo merece o melhor, e você pode contribuir, mande seu e-mail direto e urgente para a Grande Recife acessando: http://www.granderecife.pe.gov.br/ouvidoria.asp o êxito destas propostas depende de você.

Nenhum comentário: