Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 9 de abril de 2012

No Recife, coletivo PT Militante anuncia apoio a João da Costa em prévias

NOTA PÚBLICA DO COLETIVO PT MILITANTE

Diante do quadro que se instalou no Recife para a sucessão municipal de 2012, queremos tornar pública a posição da nossa corrente que seria externada na reunião do diretório realizada em 29 de março, da qual não pudemos participar. Tínhamos três representantes no Diretório Municipal do Recife, eleitos pela chapa da CNB, da qual participávamos e para a qual canalizamos todos os nossos votos e apoios, que foram, por uma decisão unilateral da coordenação da CNB, substituídos na referida instância partidária.

Entendemos que diante das diversas posições expostas dentro e fora do partido nos últimos dois meses, o melhor caminho é a repactuação interna com vistas ao fortalecimento do PT e do seu projeto estratégico. Isso só se constrói com diálogo, com paciência política e com postura coletiva. Atropelar roteiros e insinuar cenários não se constituem em procedimentos adequados a um momento tão delicado para o nosso partido.

Nossa posição é contrária às prévias, embora aceitemos a decisão unânime tomada pelo Diretório Municipal ontem à noite. As prévias, a nosso ver, chegam antes da hora, por um atalho que queima etapas essenciais da busca de um acordo. Corre-se o risco de que esse importante instrumento de consulta à base filiada seja contagiado pelo contexto do não dito, do não revelado, do não esgotado ou do mal dito e mal interpretado. O exercício do consenso progressivo foi abandonado e as possibilidades de acordo em torno de um nome foram subestimadas por posições pré-estabelecidas.

Diante do exposto, cada um terá que fazer a sua opção por uma das candidaturas e o nosso grupo, que ouviu os dois candidatos, havendo prévias, marchará com o prefeito João da Costa.


Os argumentos de hoje contra a reeleição do prefeito contradizem as razões de ontem de uma forma com a qual não concordamos. Para nós muita coisa ficou sem resposta. A unanimidade pelas prévias não reflete um resultado que unifique o partido, podendo fragilizá-lo para um debate estratégico em Pernambuco. Iremos trabalhar para que as prévias ocorram em clima de debate político no campo das ideias, com o foco do que propusemos no nosso manifesto: fortalecer o projeto estratégico do PT.

Coordenação do Coletivo PT Militante

PS do Blog: Do Coletivo PT Militante fazem parte, entre outros petistas, a deputada Teresa Leitão, o ex-presidente do PT Jorge Perez e o vice-prefeito de Olinda Horácio Reis.


Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/04/09/no_recife_coletivo_pt_militante_anuncia_apoio_a_joao_da_costa_em_previas_128908.php

Nenhum comentário: