Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 10 de abril de 2012

Prefeitura do Recife oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes

Os 29 cursos têm carga horária de 250 horas/aula, e se dividem em oito áreas

Por Marcos da Silva

A Prefeitura do Recife abre inscrições para o preenchimento de 3,5 mil vagas em cursos de qualificação em 13 escolas profissionalizantes do Município. A iniciativa faz parte do Programa Recife das Oportunidades e as inscrições, assim como os cursos, são gratuitas e podem ser feitas nesta terça (10) e quarta-feira (11), nas próprias unidades educacionais onde o candidato deseja estudar, no horário de funcionamento das escolas (ver tabela em anexo).

Para a inscrição o candidato deve apresentar os originais do comprovante de residência; declaração de escolaridade; identidade; CPF e, se houver, encaminhamento dos programas sociais da Prefeitura do Recife. Os 29 cursos têm carga horária de 250 horas/aula, e dividem-se em oito áreas: alimentação, construção civil, serviço, turismo, escritório, comercial, industrial e higiene e beleza.

Os cursos de capacitação destinam 40% de suas vagas às pessoas atendidas pelos programas sociais da Prefeitura do Recife. Nesse grupo estão pais, mães ou responsáveis legais pelos beneficiários do programa Bolsa Escola; beneficiários do Bolsa Família; mulheres atendidas pelos programas da Secretaria Especial da Mulher; adolescentes a partir dos 14 anos de idade, estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino ou alunos do Projovem, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Escola Aberta; e residentes dos conjuntos habitacionais entregues pela Prefeitura. Também fazem parte da cota os atendidos pela Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa).

O restante das oportunidades (60%) é destinado ao público em geral. Caso o número de inscritos supere o de vagas, será realizado por sorteio público, nas próprias unidades de ensino, no dia 13 de abril.

Calendário - A divulgação da lista com os nomes dos alunos selecionados sairá na segunda-feira (16). A efetivação da matrícula deverá ser realizada na terça (17) e quarta (18), impreterivelmente. Na ocasião da matrícula, os seguintes documentos devem ser anexados: cópias do comprovante de residência, identidade e CPF; uma foto tamanho 3 x 4; declaração de escolaridade. As aulas começam na terça-feira, 24 de abril.

A idade mínima para inscrição nos cursos profissionalizantes da Prefeitura do Recife é de 14 anos para as áreas de artesanato, artes e idiomas; 16 anos para o segmento alimentação, higiene e beleza (Tranças e Penteados, Manicure, Maquiagem e Penteado) e vestuário; 17 anos para o segmento de escritório e 18 anos para as áreas de educação e saúde (Recepcionista na Área de Saúde e Cuidador de Idosos); higiene e beleza (Estética Facial e Estética Corporal); industrial, construção civil, alimentação (Garçom e Garçonete) e turismo (Recepcionista na Área de Turismo).

Serviço:


Calendário dos cursos profissionalizantes no Recife


Inscrições: terça (10) e quarta-feira (11)

Sorteio público: sexta-feira (13)

Divulgação do resultado: segunda (16)

Efetivação de matrícula: terça (17) e quarta (18)

Início das aulas: terça (24)

Mais informações: Gerência de Educação Profissionalizante – 3355.59693355.5970


Nenhum comentário: