Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 30 de novembro de 2010

13º SALÁRIO: Hoje é o último dia para pagamento da primeira parcela

TATIANA NOTARO  
 
Termina hoje o prazo para pagamento da primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores formais, segundo determina as Leis 4.090/62 e 4749/65. O valor deve ser de, no mínimo, metade do total, variando de acordo com os meses trabalhados. Empregadores que optarem pelo pagamento integral do benefício também têm prazo até hoje, entretanto, a segunda parcela vence no dia 20 do próximo mês. Bom lembrar: a lei não permite que o valor integral seja pago em dezembro.

Empregadores que não cumprem as determinações pagam multa administrativa de R$ 170,25 por empregado irregular e o valor dobra se for reincidente. “O direito fundamental é o contrato de trabalho. Inclusive, o trabalhador temporário que cumprir mais de 15 dias de serviço tem direito ao benefício”, explica a chefe do setor de Relações de Trabalho da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE/PE), Joseline Carneiro Leão. Ela lembra que os trabalhadores, formais ou clandestinos, que não tiverem o benefício pago no prazo, devem fazer denúncia à SRTE/PE pelo número 3241-9401 ou e-mail 13salariosrtepe@mte.gov.br. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. “O trabalhador sem carteira assinada também pode e deve denunciar”, diz Joseline. A multa para quem mantém trabalhadores sem registro formal é de a partir de R$ 300, dependendo do porte da empresa.

Para calcular seu 13º, divida por 12 (meses) o valor do salário de dezembro e multiplique pelo número de meses que o empregado trabalhou no ano. Adicione ao cálculo, o tempo de serviço, as horas extras habituais e as comissões adicionais. Todos os profissionais celetistas (aqueles registrados pela Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT) - sejam do serviço público ou iniciativa privada, urbano ou rural, que prestaram serviço por mês, fração igual ou superior a 15 dias - aposentados, empregados domésticos e pensionistas têm direito ao 13º. 

Em Pernambuco, mais de um milhão estão aptos a receber, conforme o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) de outubro e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Em dezembro de 2009, a SRTE/PE recebeu 248 denúncias pelo não pagamento do 13º, abaixo das 583 de 2008. Maior parte, contra empresas prestadoras de serviço.

Conforme o anúncio do governador Eduardo Campos, no início do mês, os 210 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado receberão o benefício integralmente entre os dias 6 e 8 de dezembro. Já a Prefeitura do Recife paga até o dia 10 de dezembro, conforme anúncio do prefeito em exercício, Milton Coelho. 

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/606202-13o-salario-hoje-e-o-ultimo-dia-para-pagamento-da-primeira-parcela

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Veja o 2º dia de ocupação nas comunidades



Helicóptero da PM (Polícia Militar do Rio de Janeiro) sobrevoa o Complexo do Alemão na tarde desta segunda feira.



Forças armadas brasileiras circulam pelas ruas do Complexo do Alemão nesta segunda-feira (29).




Soldados do Exército em volta do tanque blindado durante segundo dia de ocupação do Complexo do Alemão.




Agente de segurança joga bola com criança da comunidade no Complexo do Alemão na tarde desta segunda-feira (29).




Encontrada picape que teria ajudado traficantes a fugirem da Vila Cruzeiro.




Crianças da comunidade observam policial passando durante o segundo dia de ocupação no Complexo do Alemão.

 



Armas, drogas e equipamentos apreendidos no segundo dia de ocupação no Complexo do Alemão.




Mãe e filhos com o cenário do segundo dia de ocupação no Complexo do Alemão, na manhã desta segunda-feira (29).




Moradores do Complexo do Alemão voltam a circular com tranquilidade nas ruas da comunidade, nesta segunda-feira (29).




Tanques blindados do Exército permanecem nas comunidades nesta segunda-feira (29).



Moradores circulam em meio ao acúmulo de lixos após dias de tensão no Complexo do Alemão. Cerca de 600 garis esperam a autorização da Secretaria de Segurança para retomar o trabalho de limpeza nos dois conjuntos de favelas.



Policiais do  Bope (Batalhão de Operações Especiais) continuam com as operações no morro da Fazendinha, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (29). De acordo com Márcio Mendonça, da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, foram apreendidos ao todo 256 veículos no Alemão e na Vila Cruzeiro. Desses, somente cerca de 20 não são roubados ou alterados.




Nesta segunda-feira (29), caminhão leva as drogas apreendidas durante as operações realizadas no Complexo do Alemão.




Drogas apreendidas durante a ocupação no Complexo do Alemão.

 



Soldados do Exército brasileiro nas ruas do complexo do Alemão na manhã desta segunda-feira (29).




Moradores dos arredores do complexo do Alemão colocam faixas em agradecimento às forças de segurança na manhã desta segunda feira (29).




Forças armadas brasileiras continuam no Complexo do Alemão nesta segunda feira (29).

 



População e forças de segurança dependem um do outro para manter a paz no complexo do Alemão.




Soldados das forças armadas brasileiras permanecem no Complexo do Alemão.
 



Policiais do Batalhão da Ilha do Governador (17º BPM) fizeram, na manhã desta segunda-feira (29), uma das maiores apreensões de drogas no Complexo do Alemão. Enterrados sob um lixão a céu aberto, os PMs encontraram 75 kg de cocaína em tabletes.

Fonte:http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/fotos/veja-o-2-dia-de-ocupacao-nas-comunidades-20101129-30.html#fotos

Veja a capa da revista Playboy com Letícia Birkheuer

A modelo e apresentadora será o destaque da edição de dezembro da revista masculina


Modelo, atriz e apresentadora do Menina Fantástica da Globo, Letícia Birkheuer é a capa da revista Playboy de dezembro que deve chegar às bancas nesta semana.

Quem clicou a beldade foi o fotógrafo americano Greg Lotus, especialista em ensaios de moda.

Com alguns detalhes incomuns de outras edições, Letícia aparece em um ensaio minimalista, sem acessórios nem lingeries nas fotos da revista.

A capa também só revela o rosto da moça.

Desta vez os marmanjos vão ter que ir às bancas para matar a curiosidade.
playboyleticiabirkheuer


 Fonte:http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/veja-a-capa-da-revista-playboy-com-leticia-birkheuer-20101129.html

OAB-PE realiza ato de desagravo em favor de advogado que recebeu voz de prisão em Inajá

A OAB-PE realiza, no próximo dia 1º de dezembro no município de Inajá, ato público de desagravo em favor do advogado Hélcio Ferreira de Oliveira França devido às graves violações das prerro- gativas profissionais sofridas pelo mesmo por parte do juiz Carlos Eduardo das Neves Mathias. O caso ficou conhecido em todo o País pelo fato de o Juiz ter dado voz de prisão ao advogado em uma clara e evidente situação de abuso de autoridade.
  
Em setembro de 2009, o advogado Hélcio de Oliveira França recebeu voz de prisão do juiz Carlos Eduardo Neves Mathias após tentar acessar os autos de inquérito policial contra cliente dele. Na época, a OAB-PE levou o caso ao conhecimento da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco e também ao Ministério Público. O desagravo público foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Seccional da OAB-PE.

“A realização do ato de desagravo é um marco importante nesse processo. A OAB-PE irá ao município de Inajá mostrar que esse tipo de abuso de autoridade é inadmissível e que a OAB/PE reagirá de forma firme sempre que houver violações das prerrogativas dos advogados. É importante que fique claro que a entidade está sempre atenta e vigilante para que não haja qualquer desrespeito às prerrogativas dos advogados”, ressalta o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

Ainda em dezembro de 2009, o MPPE encaminhou ao Tribunal de Justiça a denúncia contra o juiz por abuso de autoridade. Durante a audiência no último mês de fevereiro, o MPPE apresentou uma proposta de transação penal em que o juiz se comprometeu em pagar uma multa equivalente a 25 salários mínimos que seriam destinados ao IMIP com o objetivo de custear o tratamento de crianças que são atendidas pela Instituição. A proposta foi acatada pelas partes e também pelo juiz corregedor.

Fonte:http://www.oabpe.org.br/component/content/article/12-outdoor/7628-oab-pe-realiza-ato-de-desagravo-em-favor-de-advogado-que-recebeu-voz-de-prisao-em-inaja.html

Bandidos fugiram do Alemão pelo esgoto e com uniformes do PAC, diz delegado

RIO - O delegado titular da 14ª Delegacia de Polícia (Leblon), Fernando Veloso, que participa nesta segunda-feira, 29, das operações de busca a traficantes, drogas e armas no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, afirmou que criminosos utilizaram a rede de esgoto e as galerias de águas pluviais como rotas de fuga. 'A prova disso é que, após uma informação de um morador, prendemos oito criminosos em uma tubulação de esgoto na noite de ontem', disse.

O delegado também contou que criminosos roubaram uniformes de funcionários das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e de concessionárias que atuam no conjunto de favelas, na Penha. A polícia ainda apreendeu, no início da tarde, três pistolas automáticas na Favela da Grota. Em outra localidade, um homem ainda não identificado foi preso.

Ontem, sete dias após o primeiro ataque da semana de terror no Rio, 2.700 homens das Polícias Civil, Militar e Federal e das Forças Armadas entraram no Complexo do Alemão. Não houve o combate que se esperava. Tampouco foram presos os chefes do tráfico da Vila Cruzeiro, Fabiano Atanazio, o FB, e do Alemão, Luciano Martiniano da Silva, o Pezão.

Rotina. Nesta segunda, os agentes do Exército continuam a revistar todos os moradores que entram e saem do complexo de favelas. Com clima calmo, o comércio reabriu e funciona normalmente. Os agentes encontram dificuldades em alguns pontos por causa de barricadas colocadas por traficantes em ruas e acessos. Ja Rua Joaquim Queiroz, na Favela da Grota, por exemplo, o asfalto foi danificado e há um vazamento de água, por onde carros não conseguem passar.

Funcionários de algumas obras do PAC também já voltaram ao trabalho, inclusive na contenção do vazamento no acesso ao Morro da Fazendinha. Em contraste com o clima de guerra, a Estrada de Itararé, antes tomada apenas por policiais, hoje tinha até congestionamento.

Em busca de drogas, policiais também estão vasculhando casas em busca de drogas e armamentos. Uma equipe de policiais do 1º BPM (Estácio) apreendeu em uma localidade conhecida como Zona do Medo, no alto do Morro da Fazendinha, seis fuzis, cinco granadas, quatro bombas de fabricação caseira e uma pistola. O armamento estava escondido sob folhas de bananeira.

Homens da Polícia Civil também apreenderam, na Rua Canitar, na Favela da Grota, 3 mil papelotes de cocaína e coletes a prova de balas. De acordo com os agentes, a droga estava próxima ao local onde eram realizados bailes funk patrocinados por traficantes de drogas.

Mas moradores reclamam da forma como os agentes trabalham e alguns, inclusive, falam de arrombamentos e saques. Um pedreiro de 47 anos saiu sábado às 17h de casa porque viu que a polícia ia invadir o morro, não queria ficar no meio do tiroteio e foi dormir na casa de um amigo.

Após a tomada do local pela polícia, ele resolveu voltar. Quando chegou em casa, viu que o local já tinha sido arrombada pela polícia e havia sumido seu computador. 'Eles tinham que esperar o morador chegar antes de arrombar. Ainda estragaram minha porta de madeira novinha que eu tinha acabado de colocar', reclama.

Hospitais. Todas as unidades de saúde estão funcionando regularmente na cidade nesta segunda-feira, inclusive nas regiões da Penha e Complexo do Alemão. Nestas locais e em alguns bairros da zona oeste, unidades chegaram a ser fechadas nos últimos dias por questões de segurança. No Alemão, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Estrada do Itararé, atende normalmente os casos de urgência e emergência dos moradores desde domingo, 28.

Entre quinta-feira, 25, e domingo, 28, a Central de Regulação municipal transferiu 31 pacientes do Hospital Estadual Getúlio Vargas para outras unidades com o objetivo de liberar leitos para possíveis feridos nos confrontos no Complexo do Alemão. No fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) disponibilizou um helicóptero para fazer transferências para hospitais especializados.

(Com Rodrigo Burgarelli e Priscila Trindade)

Fonte:http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=26548827

Candidatos que concorreram no segundo turno têm de prestar contas até amanhã (30)

A presidente da República eleita, Dilma Rousseff, José Serra e demais  candidatos que concorreram no segundo turno das Eleições 2010 a governador do Distrito Federal e dos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima e Pará têm até esta terça-feira (30) para prestar contas dos recursos arrecadados e gastos na campanha. Os candidatos, eleitos ou não, que participaram somente do primeiro turno do pleito deste ano já declaram despesas de R$ 2,77 bilhões.

A obrigação da prestação de contas se estende, inclusive, aos candidatos a vice. Amanhã também é o término do prazo para a prestação de contas complementar dos comitês financeiros e o partidos políticos que tiveram candidatos na disputa do segundo turno. A  prestação de contas complementar  abrange a arrecadação e aplicação de recursos de toda a campanha eleitoral.

As contas de candidatos a presidente da República são analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos demais (governador, senador, deputado federal, deputado estadual/distrital) no Tribunal Regional Eleitoral do estado por onde o candidato concorre.

A decisão que julgar as contas dos candidatos eleitos tem de ser publicada até oito dias antes da diplomação. O último dia para a diplomação dos eleitos é 17 de dezembro.

Documentação

A prestação de contas tem de ser feita, obrigatoriamente, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), disponível na página do TSE na internet. Candidatos, partidos e comitês devem observar as peças e documentos exigidos pela Resolução 23.217/2010 do TSE (artigos 29 a 31).

Entre os documentos necessários está o demonstrativo dos recursos arrecadados, que deve conter todas as doações recebidas, devidamente identificadas, inclusive os recursos próprios e estimáveis em dinheiro.

Sanções

A não prestação de contas impede a obtenção de certidão de quitação eleitoral no curso do mandato ao qual o candidato concorreu. Os candidatos ainda podem responder por abuso do poder econômico. O partido, por si, ou por intermédio de comitê financeiro que descumprir as normas de arrecadação e gastos de recursos da campanha eleitoral perderá o direito ao recebimento da quota do fundo partidário do ano seguinte ao da decisão.

GA/MB

Oito dicas que ajudam a lidar com a pressão e o estresse

Saber lidar com as outras pessoas nem sempre é tarefa fácil

No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas.

Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas que costumam viver em constante cobrança consigo mesma. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço na vida da pessoa.  

A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. Mas é preciso pensar e considerar qual é a importância da aprovação externa em sua vida, para que o desgaste seja diminuído.

Para evitar o estresse e o desgaste que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobrança, preste atenção nas suas ações e procure incorporar novas atitudes.

Confira abaixo formas de lidar com as situações de pressão: 
A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro.
1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desênimo, falta de força e de estimulo para cumprir o que foi delegado.

2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação. 

3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para esquentar a cabeça do que um comentário maldoso.

4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal.  

5- Analise e assuma a sua responsabilidade pelos atos: Diante de um conflito reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas.

6- Cuide da saúde: procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo.  

7- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionam relaxar e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções.

8- Se respeite: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas. 

Fonte:http://msn.minhavida.com.br/conteudo/12451-Oito-dicas-que-ajudam-a-lidar-com-a-pressao-e-o-estresse.htm

Raúl Jungmann responde a processo por desvio de R$ 33 milhões.

Do site do Ministério Público Federal. 
 
MPF/DF denuncia Raul Jungmann por desvio no Incra
11/1/2007 12h28

Ex-ministro vai responder por improbidade administrativa.

A Procuradoria da República no Distrito Federal entrou com ação por improbidade administrativa contra o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Fernando Henrique Cardoso e atual deputado federal pelo PPS-PE, Raul Jungmann, e mais oito pessoas.
O grupo é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos públicos para pagamento de contratos de publicidade no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre 1998 e 2002. Também foram processadas as empresas RRN Comunicação e Marketing S/C Ltda - Informe Comunicação; Casablanca Comunicação e Marketing Ltda; e Artplan Comunicação.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os contratos de publicidade firmados entre o Incra e as empresas Casablanca e Artplan causaram prejuízos de cerca de 33 milhões de reais aos cofres públicos. O esquema de desvio de verba acontecia, entre outras modalidades, por meio de subcontratações sucessivas e superfaturadas, sem qualquer procedimento licitatório ou fiscalização.

Também ficou provado que, na prática, toda a parte de assessoria de imprensa dos contratos de publicidade era executada sem licitação pela RRN Comunicação, subcontratada pelas empresas Casablanca e Artplan. Por sua vez, a RRN também subcontratava outras empresas para prestar os serviços. Entre os problemas encontrados pelo MPF estão termos aditivos irregulares, subcontratação de empresas fantasmas, compra de notas fiscais frias, pagamento por serviços não prestados, superfaturamento, entre outros.

Em 2001, em virtude de suspeitas de irregularidades no contrato com a Casablanca, uma nova licitação foi feita e vencida pela empresa Artplan. Mas segundo o MPF, as fraudes e desvios continuaram até 2002. Os procuradores da República José Alfredo de Paula Silva e Raquel Branquinho afirmam na ação que "as provas colhidas revelam de modo claro a existência de uma verdadeira estrutura ilícita, nos moldes de uma quadrilha, destinada a dilapidar o patrimônio do Incra por meio de sucessivos desvios nos contratos de publicidade".

Envolvidos - Segundo a ação, o esquema era chefiado pelo ex-ministro Raul Jungmann e pela jornalista Flávia Torreão, Assessora de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em 1999, Flávia foi desligada do gabinete e contratada pela empresa RRN Comunicação. Mas, segundo as investigações do MPF, a jornalista continuou no comando de todo o setor de comunicação do MDA e do Incra até a saída do então ministro Raul Jungmann, em 2002. Dessa forma, "uma funcionária de uma empresa subcontratada comandava, na esfera do órgão público, o próprio contrato que originou a contratação", explicam os procuradores. O esquema contava ainda com a participação de servidores públicos do Incra e representantes das empresas envolvidas.

Na ação, o MPF requer a condenação dos réus à devolução integral e corrigida dos valores desviados, bem como a anulação dos contratos firmados entre o Incra e as empresas de comunicação Casablanca e Artplan, e de todos os seus aditivos. Caso sejam condenados pela Justiça Federal, os envolvidos podem ainda perder a função pública, ter os direitos políticos cassados, ficar proibidos de contratar com o poder público e ter que pagar multa. A ação foi distribuída para a 17ª Vara Federal de Brasília.


Confira aqui a lista completa dos réus:


Raul Bellens Jugmann Pinto - deputado federal;
Flávia Pires Torreão - jornalista e ex-assessora do Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Ernesto Lincoln Marinho Magalhães - servidor público federal do Incra;
Almir Freitas de Souza - servidor público federal do Incra;
Eliney Pedroso Faulstich - jornalista;
Alba Rosas Costa Chacon - representante legal da empresa RRN Comunicação;
Rebeca Scatrut - representante legal da empresa RRN Comunicação;
RRN Comunicação e Marketing S/C Ltda - Informe Comunicação;
Casablanca Comunicação e Marketing Ltda;
Juliano Torres Sales;
Artplan Comunicação S/A;
Roberto Medina - publicitário;
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.



Paula Amaral
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Distrito Federal
Tel: (61) 3313-5459
E-mail:  ascom@prdf.mpf.gov.br

Fonte:http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/09/427981.shtml 

A ocupação das Favelas do Alemão

Agentes entraram na comunidade às 8h, com blindados e helicópteros.


Tiroteio começou por volta das 7h deste domingo (28).


invasão 
Veja imagensdo início da ocupação no Conjunto de Favelas do Alemão (Foto: TV Globo)
 
Saiba passo a passo como foi a megaoperação da polícia e das Forças Armadas para ocupar o Conjunto de Favelas do Alemão.

18h - Secretaria de Educação do Rio anuncia que as escolas estaduais do Conjunto de Favelas do Alemão e da Penha vão funcionar na segunda-feira (29)

17h50 - Policiais do 16ºBPM (Olaria) apresentam parte do material apreendido no Alemão neste domingo: meia tonelada de maconha; 30kg de cocaína e crack, uma espada usada para intimidar adversários, coletes à prova de balas, três granadas, uma espingarda, uma caixa de isopor de várias munições e uma granada de bocal.

17h21 - Cerca de 50 motos apreendidas no Alemão chegam ao 16º BPM

17h17 - Sete toneladas de maconha são encontradas no Alemão

17h10 - Após fugir do Alemão vestido de mata-mosquito, traficante Vitinho é preso na comunidade da Chatuba. Ele foi apresentado no 16º BPM.

17h05 - Polícia afirma que apreendeu meia tonelada de maconha e 30kg de crack e cocaína no Conjunto de Favelas do Alemão

17h - Prefeitura do Rio divulga nota oficial anunciando mutirão de serviços sociais na comunidade do Alemão. Segundo Eduardo Paes, um plano de ação deve ser apresentado na segunda-feira (29)

16h45 - Recomeça tiroteio no Conjunto de Favelas do Alemão

16h35 - A Polícia Civil confirma a prisão do traficante Emerson Ventrapane da Silva, conhecido como Mão, que foi levado à 21ª DP (Bonsucesso). Também foi confirmada a prisão do traficante Filé, que foi encaminhado ao 16º BPM (Olaria)

16h15 - Após ser preso, o traficante Zeu é apresentado no 16º BPM (Olaria). Segundo policiais, ele foi encontrado em um barraco a partir de informações da comunidade.

16h00 - Polícia Militar apreende cerca de 300kg de maconha e 40 kg de cocaína, além de armas e munição. Desde o início da operação, a PM já apreendeu mais de 10 toneladas de drogas no Alemão

15h58 - Governador Sérgio Cabral divulga nota oficial afirmando que o estado do Rio está "virando uma página na história"

15h45 - O prefeito Eduardo Paes afirma que, assim que obtiver autorização, a comunidade do Alemão será "invadida" por serviços de assistência social

15h35 - Papa Bento XVI envia mensagem de solidariedade ao arcebispo do Rio sobre confrontos no Alemão

15h30 - Hospital Getúlio Vargas volta a funcionar para a população em geral, não mais estando reservado aos feridos dos confrontos no Alemão

15h20 - Polícia apreende dois fuzis, drogas e munição na rua Aristóteles Ferreira, no Conjunto de Favelas do Alemão

15h07 - Pai apresenta filho, suspeito de envolvimento com o tráfico, para a polícia. "Um dia ele ia ter que pagar", diz o pai.

15h - Polícia prende o traficante Zeu, um dos condenados pelo assassinato do jornalista Tim Lopes

14h55 - Reboque do Bope chega ao 16º Batalhão da Polícia Militar (Olaria) com dezenas de motos apreendidas durante operação no Alemão

14h20 - Polícia apreende no Conjunto de Favelas do Alemão armas de até 2km de precisão de tiro, como metralhadoras com lunetas

14h15 - Bandeira do Estado do Rio de Janeiro é hasteada ao lado da bandeira do Brasil no alto do teleférico do Alemão, ponto mais alto do conjunto de favelas

14h05 - Coronel Lima Castro, relações públicas da polícia, afirma que denúncias da população possibilitaram encontrar locais de funcionamento do tráfico dentro do Alemão

13h50 - A bandeira da Polícia Civil hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão será trocada por uma bandeira do Estado do Rio de Janeiro.

13h49 - A Secretaria Estadual de Saúde confirma que um menor de 16 anos deu entrada no Hospital Getúlio Vargas com ferimentos na coxa direita provocados por estilhaços. Segundo a assessoria de imprensa, o menor, que foi atingido no Morro da Grota, foi ferido pelos fragmentos e deve receber alta hoje.

13h47 - "Estamos virando uma página no Rio de Janeiro", disse o governador Sérgio Cabral. Afirmando estar emocionado com a ocupação do Alemão, ele agradece a todos os agentes envolvidos na megaoperação. 

13h45 - Comandante-geral da PM dá entrevista coletiva e é aplaudido no final.

13h40 - Chegaram ao 16º BPM (Olaria) dois veículos da polícia levando parte do material apreendido no Conjunto de Favelas do Alemão.

13h32 - Bandeira do Brasil é hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão.

13h30 - Bandeira da Polícia Civil é hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão.

13h24 - A Secretaria estadual de Saúde anuncia que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão foi reaberta neste domingo (28).

Rastreamento  
Mapa do rastreamento da polícia no Alemão
Rastreamento (Foto: Bernardo Tabak/G1)
 
13h20 - A Polícia Militar informou que o seu sistema de comunicações monitora todo o Conjunto de Favelas do Alemão. São 150 rádios monitorados pela internet.

13h05 - A polícia se prepara para hastear as bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro no Conjunto de Favelas do Alemão. As informações são do delegado Rodrigo Oliveira.

13h03 - Policiais estão em localidades como Canitá, Areal, Largo do Lucas, Coqueiro, Fazendinha, Morro da Banana e Morro do Adeus, segundo o delegado Ronaldo Oliveira.

Soldados chegam ao 16º BPM 
Fuzileiros navais chegam ao 16º BPM
(Foto: Bernardo Tabak/G1)
 
12h53 - Três caminhões e três jipes com fuzileiros navais chegam ao 16º BPM (Olaria) para reforçar as equipes que já ocupam o Conjunto de Favelas do Alemão.

12h52 - Segundo o delegado Ronaldo Oliveira, chefe do Departamento geral de Polícia da Capital, a operação no Alemão serviu para mostrar o modo de atuação das polícias cariocas: "Ficou claro nessa operação que a polícia não entra atirando nas favelas quando faz operações policiais".

12h28 - Somenste neste domingo (28), o Disque-Denúncia recebeu mais de 2.500 ligações sobre os ataques que contecem há uma semana no Rio. Entre elas, uma dava o endereço da mansão que seria do traficante Pezão.

Tatuado 
Tatuado (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
12h09 - Mais quatro detidos em Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão. Um deles tinha tatuado Fernandinho Beira-Mar em um dos braços e, no outro, Maconha.

11h59 - Secretaria estadual de Saúde confirma um homem baleado, que chegou morto ao Hospital Getúlio Vargas. Segundo a polícia, ele trocou tiros com equipes de ocupação.

11h50 - Mais um suspeito foi detido no Largo da Mineira, no Conjunto de Favelas do Alemão.

11h43 - Polícia prende dois criminosos na Favela da Grota, no Conjunto de Favelas do Alemão. Um deles seria responsável pela falsificação de documentos da quadrilha e o outro seria identificado domo Metralha.

Soldado do Exército prestes a entrar em blindado durante operação no Complexo do Alemão 
Soldado do Exército prestes a entrar em blindado
durante operação no Complexo do Alemão

11h30 - Três jipes do Exército entram no Conjunto de Favelas do Alemão. É a primeira vez que eles ultrapassam o cerco do entorno da comunidade.

11h19 - Segundo o Relações Públicas da PM, a varredura no Alemão pode durar dias. Isso porque, de acordo com o coronel Lima Castro, a polícia acredita que haja cerca de 5 mil moradias na região e que cerca de 200 criminosos ainda estejam no local.

11h17 - Polícia investiga se criminosos fazem uma família refém numa casa da comunidade.

10h54 - A polícia confirma que encontrou a mansão do traficante conhecido como “Pezão”, que seria o chefe de tráfico do Alemão. Segundo o delegado Marcos Vinícius Braga, trata-se de um imóvel triplex, com hidromassagem, discoteca, ar condicionado em todos os cômodos, assim como TV de LCD: “Eu nunca vi nada igual, é muito melhor do que muita casa no Leblon, nunca vi disso”, disse o delegado, que afirmou que o traficante destruiu todos os cômodos antes da chegada da polícia. A casa estava vazia.

10h50 - Polícia detém dois suspeitos no Morro do Adeus.

Polícia prende suspeito de ser traficante durante operação no Complexo do Alemão 
Polícia prende suspeito de ser traficante durante
operação no Complexo do Alemão

10h46 - Estrada do Itararé é parcialmente liberada para o tráfego de veículos.

10h30 - Do alto do Alemão, o delegado Ronaldo Oliveira afirma que vários pontos da comunidade estão tomados, como o Coqueiro. "Já pegamos cerca de quatro toneladas de maconha", disse.

10h28 - Após descer a comunidade, o delegado Marcus Vinicius Braga chamou de "preocupantemente tranquila" a situação nas favelas do Alemão.

10h20 - A polícia prendeu um suspeito no final da Rua Joaquim de Queiroz, uma das entradas do Conjunto de Favelas do Alemão.

10h15 - Policiais chegam Estrada do Itararé, no Alemão, com uma nova leva de armas e drogas apreendidas no interior da comunidade. Entre elas está uma submetralhadora e uma mira à laser. O material está sendo levado para a Polinter.

10h - Polícia detém quatro suspeitos na favela do Grota, no Conjunto de Favelas do Alemão.

9h55 - O subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, afirma que já foram apreendidas mais de 2 toneladas de maconha. "A gente não tem hora para sair".

Polícia no topo do Alemão 
Polícia chegam ao topo do Alemão
(Foto: Reprodução/TV Globo)
 
9h49 - Policiais chegam à parte mais alta do Conjunto de Favelas do Alemão.

9h45 - "O fato de não termos grandes confrontos até agora não significa que não haverá mais tarde.
Moradores sabem que viemos libertá-los. Viemos trazer a paz para essa população. Eles pediram e sentiram isso", disse o Comandante da PM, Mário Sérgio Duarte.

9h43 - O Comandante da PM, Mário Sérgio Duarte, ordena que os batalhões se dividam em perímetros dentro do Alemão e façam uma revista minuciosa, usando, se necessário, o auxílio dao Companhia de Cães. "Vamos vasculhar casa por casa, beco por beco", disse ele.

Blindado da Marinha desce rua do Alemão. 
Blindado da Marinha desce rua do Alemão
(Foto: Thamine Leta / G1)
 
9h39 - Após a tomada, dois blindados da Marinha começam a descer o Alemão. Ao mesmo tempo, agentes da Polícia Civil, da Delegacia de Roubos e Furtos chegam ao local.

9h34 - Policiais do Batalhão Florestal chegam ao Alemão.

9h28 - Policiais do Batalhão Florestal deixam o 16º BPM (Olaria) para o Alemão. A expectativa é que eles se instalem em locais de mata no entorno da comunidade para evitar fugas de criminosos.

Apreensão feita na casa de Polegar, apontado como chefe do tráfico do Morro da Mangueira, neste domingo (28) 
Apreensão feita na casa de um traficante
(Foto: Thamine Leta/G1)
 
9h24 - Policiais apreenderam uma grande quantidade de drogas na casa de um traficante, num local próximo ao Centro Educacional Jornalista Tim Lopes, e descem à Estrada do Itararé com sacolas e bolsas. O transporte do material está sendo feito em motocicletas.

9h20 - "Vencemos", diz comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte.

9h18 - Imagens mostram policiais começando a se aproximar de casas de moradores da comunidade.
9h16 - Helicópteros com atiradores de elite e equipamentos para monitorar a favela sobrevoam o Conjunto de Favelas do Alemão.

Caveirão Bope camuflada - alemão 
Caveirão é camuflado antes de entrar na favela
(Foto: Thamine Leta / G1)
 
9h15 - Mais agentes da polícia deixam o 16º BPM (Olaria), que está funcionando como Quartel General da operaçao, para reforçar a ocupação do Alemão.

9h10 - Um dos blindados teve que retornar à Rua Joaquim de Queiroz, na entrada de favela, por causa de um grande buraco cavado por criminosos no local.

9h06 - Megaoperação ganha reforço de policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo).

9h01 - Na Estrada do Itararé, policiais começam a camuflar um carro blindado da polícia, conhecido como caveirão.

8h56 - "O estado está dentro do Conjunto de Favelas do Alemão. O território jamais será dado de volta aos crimonosos. Já dominamos o Alemão", diz o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira.

8h54 - Chegam ao entorno da favela dois carros do esquadrão antibombas.

8h52 - Ambulância do Exército entra no Alemão. 

8h44 - Agentes da Polícia Civil chegam à Estrada do Itararé com maconha, cocaína, granadas, um facão e material para embalar entorpecentes apreendidos no Areal.

8h40 - A polícia se prepara para avançar em outros pontos da favela, depois que foi conquistada a área do Areal. 

8h39 - O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, disse que vai usar a força máxima na invasão ao Complexo do Alemão. “Não vai haver revezamento. Já lançamos as primeiras equipes para a favela, e vamos lançar outras. A missão do Bope é tomar os pontos altos do complexo, como a Pedra do Sapo, o Morro da Fazendinha entre outros”, disse.

8h35 - Pelo menos seis blindados da Marinha e quatro picapes da Polícia Federal chegam ao local para reforçar a operação.

8h25 - O chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski confirma a chegada dos agentes à localidade conhecida como Areal, na parte central da favela.

Homens presos 
Homens presos no Alemão (Foto: Reprodução)
 
8h22 - Dois homens são detidos e saem da favela escoltados por homens do Exército.

8h12 - Um carro do Corpo de Bombeiros transportando macas e suprimentos deixou o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, em direção ao Alemão. Mais cedo, o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Cortes, passou pelo Getúlio Vargas, onde fez uma visita de rotina.

8h - Policiais militares, federais, civis e agentes das Forças Armadas começaram a ocupar o Conjunto de Favelas do Alemão. A entrada das equipes, com blindados, apoio de helicópteros e atiradores de elite, foi marcada por uma grande troca de tiros.

Bope cara pintada 
Policial do Bope pinta o rosto para operação
(Foto: Reprodução/TV Globo)
 
7h22 - Policiais se preparam para entrar na comunidade. Antes de partir para a operação, eles se cumprimentam desejando boa sorte. "A gente está na expectativa. Estamos nos momentos finais, a qualquer momento vamos entrar", disse o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira.

6h51 -Começa tiroteio no Conjunto de Favelas do Alemão. Um blindado da Marinha, um caveirão, que é o blindado da polícia, além de veículos da Polícia Federal e da Polícia MIlitar reforçam o cerco no local.

Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-contra-o-crime/noticia/2010/11/ocupacao-das-favelas-do-alemao.html                                                                                                                                                    

Invicto, o Santa Cruz é o tricampeão da Copa Pernambuco

Dentro de casa, na partida que poderia ser, e foi, a última da Copa Pernambuco, o Santa Cruz tinha nas mãos vantagem, território próprio e a missão de dar um pouco de felicidade aos seus torcedores fiéis. Com a garra e os “atrapalhos” de sempre, o time tricolor deixou alguns torcedores aflitos, mas levou o tricampeonato com um empate contra o Sport, na tarde do último domingo (28). O time ergueu a taça Jornalista Claudemir Gomes, sem precisar jogar a final porque empatou dois jogos e venceu todo os outros. Terminando a Copinha com 20 pontos.

Logo no início da partida, o Sport abre o placar com Deivisson que aos sete minutos faz um gol de cobrança de pênalti. A zaga do time rubro-negro chutou de longe para o ataque, então, Sidraílson recuou para o goleiro Baggio, cometendo a infração encima de Anderson. Aos 21 minutos Juninho fez uma jogada pela direita, lançou para Osmar, que mandou para Gilberto. O jogador não teve dúvida: escorou de cabeça para o gol, deixando tudo igual.

O Santa ainda tentava se achar no jogo, criou chances de gol, até que ele veio aos 34 minutos, dos pés de  Sidraílson.  Foi uma sequência após uma cobrança de falta em que Éverton Sena subiu de cabeça e tocou para Sidraílson virar o jogo. Já no segundo tempo, não satisfeitos, os tricolores devolvem na mesma moeda e marcam um gol aos sete minutos do segundo tempo. Natan cobrou o escanteio e Gilberto, de cabeça, marcou seu segundo na partida, ampliando o placar.

Tentando reagir, menos de um minuto depois o Sport diminui a diferença com um gol marcado por Paulinho, que aproveitou o cruzamento do atacante e, de carrinho, mandou a bola para o fundo das redes.

Para animar o final do jogo, um gol contra, marcado pelo tricolor Moésio, deixando tudo iigual. A jogada foi em um bate e rebate na área. O Sport parecia criar forças. Então, poucos minutos do final da partida, uma polêmica: aos 40, Gilberto que dominou a bola na área foi impedido de chutar a gol ao ser derrubado pela zaga do Sport. O árbitro Cláudio Mercante não marcou o pênalti. Mas, não tinha saída e a torcida já cantava vitória.

Placar final no Arruda:  Santa Cruz 3 x 3 Sport

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/605895-invicto-o-santa-cruz-e-o-tricampeao-da-copa-pernambuco

Mutirão da Justiça começa nesta segunda. A estimativa é a de atingir duas mil causas

Por Alana Vasconcelos
  
A partir desta segunda-feira (29), até o fim da semana, ocorre o 4º Mutirão de Justiça, nas dependências da Faculdade de Olinda (Focca). O serviço é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e da faculdade, que firmaram parceria para oferecer à população atendimento judiciário ágil e gratuito de causas pertinentes ao juizado especial. O atendimento ao público vai das 8h até as 12h.

Brigas entre vizinhos, dívidas, casos de família, casos cíveis e trabalhistas, todas essas causas são passíveis de serem resolvidas no mutirão. Vinte estudantes de Direito, que já estão inseridos no programa de práticas jurídicas da própria faculdade, auxiliarão no atendimento ao público. Eles participarão fazendo mediação de causas, participando das audiências e redigindo sentenças, tudo com autorização de uma juíza, que assinará as sentenças.

A organização do evento calcula que a média de causas julgadas na edição anterior do mutirão, no começo do ano, tenha atingido o número de 1600. Para essa edição, espera-se que o número aumente, chegando à marca de 2000 causas. A iniciativa contribui com o desafogamento da demanda processual do Judiciário. A faculdade fica na Rua do Bonfim, 59, no Carmo, em Olinda. 

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/605902-mutirao-da-justica-comeca-nesta-segunda-a-estimativa-e-a-de-atingir-duas-mil-causas-