Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 20 de novembro de 2010

SABORES: ingredientes pernambucanos que fazem as receitas ficarem deliciosas.

Renata Farias   
Falar que Pernambuco está se tornando um dos maiores polos gastronômicos do País não tem nem mais graça. Mas, quando o assunto é este, uma coisa precisa ser observada: essa enxurrada de novos profissionais, cheios de informações e cada vez mais dispostos a inovar dentro das cozinhas pode ser perigoso para a cultura gastronômica do nosso Estado. Pois alguns ingredientes que têm a cara da terra do frevo correm o risco de perder seu espaço para tantos outros que surgem nas gôndolas, influenciados inclusive por outros países. E, se é para não deixar esses ingredientes caírem no ostracismo, o caderno Sabores buscou nomes ligados à gastronomia do Nordeste, direta ou indiretamente, para dizerem quais são os produtos que melhor representam a cultura pernambucana.

Queijo coalho - Uma iguaria presente em todo Nordeste, que tem sua origem em Pernambuco. Esse pro­duto é genuinamen­te nosso. Outros estados podem até produzi-lo, mas o autêntico só é feito aqui. Todos os outros passam por mudanças.

César Santos, chef da Oficina do Sabor

Cuscuz - No Interior, você sempre começa ou até termina o dia com ele. Essa comida me remete à minha infância. Sem contar que é uma comida democrática porque alimenta muito bem e até quem não tem dinheiro pode comprar.

Armando Pugliesi, chef do Afonso & Anísio

Leite de coco - Aprendemos com os portugueses a usar o leite de coco natural e, hoje, ele já pode ser considerado parte da nossa cultura. Nossos ensopados, feijão e arroz doce precisam dele. Ele é muito versátil e os turistas ficam loucos quando provam receitas com este ingrediente.

Alcindo Queiroz, chef do Patuá Delícias do Mar

Batata-doce - É um ingrediente da terra presente em todas as feiras e encontrado em todas as mesas pernambucanas. Principalmente hoje em dia pode ser encontrado na preparação do café da manhã, do jantar e agora até no almoço - nos preparos de purês.

Claudemir Barros, chef do Wiella Bistrô

Massa de mandioca - Duas receitas originalmente pernambucanas não podem ser preparadas sem esse ingrediente: o bolo Souza Leão e a tapioca. Assim como a farinha, que é comumente utilizada na preparação de pirão ou até mesmo como acompanhamento de feijoada e outros petiscos.

Duca Lapenda, chef do Pomodoro Café e Tapioca

Carne-de-sol - É típica do Sertão nordestino. Apesar de os frutos do mar serem muito representativos no litoral, a carne-de-sol conseguiu tomar o seu lugar. Eu sempre tento extrair o máximo dela, desde a simples feita na brasa até as preparadas com carne de avestruz.

Wanderson Medeiros, chef do Picuí, em Maceió


Coentro - Um erva tão presente na nossa cultura encaixa perfeitamente com vários pratos salgados. Entra em pratos do mar, da terra e do ar. Quando bem dosada, essa folha pode fazer maravilhas dentro de um prato.

Leandro Ricardo, consultor e chef do In Bistrô e Ça Va


Alho - Além de dar gosto, ainda dá um cheiro maravilhoso. Sem contar que é muito bom para quem sofre do coração. Nenhum prato do meu restaurante existe sem o alho. Ele entra no preparo desde o bife até o feijão.

Geralda Cardoso da Silva, dona do Bar da Geralda

Canela - Embora seja indiana, foi absorvida pela cultura pernambucana e pode ser con­siderada nossa. E isso também é reflexo de uma dinâmica gastronômica cultural.

Gilberto Freyre Neto, coordenador geral de projeto da Fundação Gilberto Freyre.

Pitanga - Fruta versátil,  rica em aroma, acidez e até doçura. Tem a cara do Nordeste e adoro usá-la nas minhas preparações dentro da gastronomia japonesa: é o japonês com o pernambucano.

Masayoshi Matsumoto, chef do Sushi Yoshi.


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/604433-sabores-ingredientes-pernambucanos-que-fazem-as-receitas-ficarem-deliciosas

Nenhum comentário: