Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Efetivo da "guerra ao tráfico" no Rio é o dobro da missão da ONU no Haiti e 20% das tropas dos EUA no Afeganistão

Marco Antônio Teixeira/Agência O Globo
Apoio das Forças Armadas
Fuzileiros navais da Marinha se preparam para mais um dia de operação no Rio. 
Irineu Machado
Em São Paulo 
 
Mais de 22 mil homens das polícias Militar, Civil e Federal e das Forças Armadas integram a megaoperação de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro. O efetivo é praticamente o dobro do total de soldados da missão de paz da ONU no Haiti (11.449 soldados de 31 países). O número representa, por exemplo, um quinto do total de soldados das tropas dos Estados Unidos hoje no Afeganistão. Nesta guerra contra o tráfico, o arsenal da polícia fluminense também ganhou o reforço de equipamento das Forças Armadas: o governo do Rio pediu três helicópteros da Aeronáutica e 10 veículos blindados da Marinha.

O Exército cedeu 800 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista. Esses soldados são os responsáveis pelo cerco no Complexo de Favelas do Alemão, onde a polícia busca os traficantes responsáveis pela onda de ataques que assola o Rio de Janeiro desde domingo. Da Marinha, 52 fuzileiros navais trabalham na operação contra o tráfico na Vila Cruzeiro.

A Polícia Militar tem 21 mil homens em patrulhas nas ruas da cidade e da região metropolitana, entre os quais os agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). PMs fazem blitze em vários pontos da cidade. Só hoje até o início da tarde, nove pessoas foram presas nessas blitze, algumas delas por estarem levando em seus carros recipientes ou galões com combustível (a polícia suspeita que o material pudesse ser utilizado em tentativas de incendiar veículos). 

Cem homens do Bope passaram a noite na Vila Cruzeiro, palco da fuga em massa de criminosos armados ocorrida ontem (25) após a entrada das tropas na região, que era usada como refúgio de traficantes saídos de morros ocupados pelas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Hoje pela manhã, 50 agentes do Bope deixaram o local, e outros 40 chegaram.
A Polícia Federal informou ao UOL Notícias que 300 policiais da corporação estão mobilizados no apoio à Polícia Militar do Rio. 

A Polícia Civil colocou 180 agentes de delegaciais especiais reforçando os trabalhos no complexo de favelas da Penha, onde fica a Vila Cruzeir

Fonte:http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/11/26/efetivo-da-guerra-ao-trafico-no-rio-e-o-dobro-da-missao-da-onu-no-haiti-e-um-20-das-tropas-dos-eua-no-afeganistao.jhtm

Nenhum comentário: