Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sete partidos dividem o governo dos 26 Estados e do Distrito Federal

Apenas sete* partidos políticos elegeram governadores nestas eleições. Em disputa, estavam 27 cargos, somados os estados e o Distrito Federal. Entre as 27 agremiações registradas no TSE, 20 não contarão com um governador em seus quadros.


O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeu oito governadores nas eleições deste ano. A legenda ficou com o maior número de governadores em todo o país. No primeiro turno, foram eleitos Antonio Anastasia, em Minas Gerais; Beto Richa, no Paraná; Geraldo Alckmin, em São Paulo e Siqueira Campos, em Tocantins. No segundo turno, foram eleitos pelo partido Teotonio Vilela, em Alagoas; Simão Jatene, no Pará; Marconi Perillo, em Goiás e José de Anchieta, em Roraima.


Em segundo lugar vem o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que elegeu seis governadores. No primeiro turno foram eleitos Cid Gomes, do Ceará; Renato Casagrande, do Espírito Santo e Eduardo Campos, de Pernambuco. No segundo turno foram eleitos Camilo Capiberibe, do Amapá; Wilson Martins, do Piauí e Ricardo Coutinho, da Paraíba.


O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), por sua vez, elegeu cinco governadores: Roseana Sarney, no Maranhão; André Puccinelli, em Mato Grosso do Sul; Silval Barbosa, em Mato Grosso e Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro, no primeiro turno. Confúcio Moura, de Rondônia, foi eleito pela legenda em segundo turno.


O Partido dos Trabalhadores (PT) fez também cinco governadores. Em primeiro turno são eles: Tião Viana, no Acre; Jaques Wagner, da Bahia; Tarso Genro, no Rio Grande do Sul e Marcelo Déda, em Sergipe. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi eleito em segundo turno.


O Democratas (DEM) elegeu dois governadores em primeiro turno: Rosalba Carlini, no Rio Grande do Norte e Raimundo Colombo, em Santa Catarina.

Por fim, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) fez um único governador, Omar Aizi, no Amazonas, em primeiro turno.


Existem 27 partidos políticos registrados oficialmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


*As coligações não foram consideradas no levantamento, apenas o partido em que o candidato é filiado.


BB/LF
 
Fonte:http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1343591

Nenhum comentário: