Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A ocupação das Favelas do Alemão

Agentes entraram na comunidade às 8h, com blindados e helicópteros.


Tiroteio começou por volta das 7h deste domingo (28).


invasão 
Veja imagensdo início da ocupação no Conjunto de Favelas do Alemão (Foto: TV Globo)
 
Saiba passo a passo como foi a megaoperação da polícia e das Forças Armadas para ocupar o Conjunto de Favelas do Alemão.

18h - Secretaria de Educação do Rio anuncia que as escolas estaduais do Conjunto de Favelas do Alemão e da Penha vão funcionar na segunda-feira (29)

17h50 - Policiais do 16ºBPM (Olaria) apresentam parte do material apreendido no Alemão neste domingo: meia tonelada de maconha; 30kg de cocaína e crack, uma espada usada para intimidar adversários, coletes à prova de balas, três granadas, uma espingarda, uma caixa de isopor de várias munições e uma granada de bocal.

17h21 - Cerca de 50 motos apreendidas no Alemão chegam ao 16º BPM

17h17 - Sete toneladas de maconha são encontradas no Alemão

17h10 - Após fugir do Alemão vestido de mata-mosquito, traficante Vitinho é preso na comunidade da Chatuba. Ele foi apresentado no 16º BPM.

17h05 - Polícia afirma que apreendeu meia tonelada de maconha e 30kg de crack e cocaína no Conjunto de Favelas do Alemão

17h - Prefeitura do Rio divulga nota oficial anunciando mutirão de serviços sociais na comunidade do Alemão. Segundo Eduardo Paes, um plano de ação deve ser apresentado na segunda-feira (29)

16h45 - Recomeça tiroteio no Conjunto de Favelas do Alemão

16h35 - A Polícia Civil confirma a prisão do traficante Emerson Ventrapane da Silva, conhecido como Mão, que foi levado à 21ª DP (Bonsucesso). Também foi confirmada a prisão do traficante Filé, que foi encaminhado ao 16º BPM (Olaria)

16h15 - Após ser preso, o traficante Zeu é apresentado no 16º BPM (Olaria). Segundo policiais, ele foi encontrado em um barraco a partir de informações da comunidade.

16h00 - Polícia Militar apreende cerca de 300kg de maconha e 40 kg de cocaína, além de armas e munição. Desde o início da operação, a PM já apreendeu mais de 10 toneladas de drogas no Alemão

15h58 - Governador Sérgio Cabral divulga nota oficial afirmando que o estado do Rio está "virando uma página na história"

15h45 - O prefeito Eduardo Paes afirma que, assim que obtiver autorização, a comunidade do Alemão será "invadida" por serviços de assistência social

15h35 - Papa Bento XVI envia mensagem de solidariedade ao arcebispo do Rio sobre confrontos no Alemão

15h30 - Hospital Getúlio Vargas volta a funcionar para a população em geral, não mais estando reservado aos feridos dos confrontos no Alemão

15h20 - Polícia apreende dois fuzis, drogas e munição na rua Aristóteles Ferreira, no Conjunto de Favelas do Alemão

15h07 - Pai apresenta filho, suspeito de envolvimento com o tráfico, para a polícia. "Um dia ele ia ter que pagar", diz o pai.

15h - Polícia prende o traficante Zeu, um dos condenados pelo assassinato do jornalista Tim Lopes

14h55 - Reboque do Bope chega ao 16º Batalhão da Polícia Militar (Olaria) com dezenas de motos apreendidas durante operação no Alemão

14h20 - Polícia apreende no Conjunto de Favelas do Alemão armas de até 2km de precisão de tiro, como metralhadoras com lunetas

14h15 - Bandeira do Estado do Rio de Janeiro é hasteada ao lado da bandeira do Brasil no alto do teleférico do Alemão, ponto mais alto do conjunto de favelas

14h05 - Coronel Lima Castro, relações públicas da polícia, afirma que denúncias da população possibilitaram encontrar locais de funcionamento do tráfico dentro do Alemão

13h50 - A bandeira da Polícia Civil hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão será trocada por uma bandeira do Estado do Rio de Janeiro.

13h49 - A Secretaria Estadual de Saúde confirma que um menor de 16 anos deu entrada no Hospital Getúlio Vargas com ferimentos na coxa direita provocados por estilhaços. Segundo a assessoria de imprensa, o menor, que foi atingido no Morro da Grota, foi ferido pelos fragmentos e deve receber alta hoje.

13h47 - "Estamos virando uma página no Rio de Janeiro", disse o governador Sérgio Cabral. Afirmando estar emocionado com a ocupação do Alemão, ele agradece a todos os agentes envolvidos na megaoperação. 

13h45 - Comandante-geral da PM dá entrevista coletiva e é aplaudido no final.

13h40 - Chegaram ao 16º BPM (Olaria) dois veículos da polícia levando parte do material apreendido no Conjunto de Favelas do Alemão.

13h32 - Bandeira do Brasil é hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão.

13h30 - Bandeira da Polícia Civil é hasteada no alto do teleférico do Morro do Alemão.

13h24 - A Secretaria estadual de Saúde anuncia que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão foi reaberta neste domingo (28).

Rastreamento  
Mapa do rastreamento da polícia no Alemão
Rastreamento (Foto: Bernardo Tabak/G1)
 
13h20 - A Polícia Militar informou que o seu sistema de comunicações monitora todo o Conjunto de Favelas do Alemão. São 150 rádios monitorados pela internet.

13h05 - A polícia se prepara para hastear as bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro no Conjunto de Favelas do Alemão. As informações são do delegado Rodrigo Oliveira.

13h03 - Policiais estão em localidades como Canitá, Areal, Largo do Lucas, Coqueiro, Fazendinha, Morro da Banana e Morro do Adeus, segundo o delegado Ronaldo Oliveira.

Soldados chegam ao 16º BPM 
Fuzileiros navais chegam ao 16º BPM
(Foto: Bernardo Tabak/G1)
 
12h53 - Três caminhões e três jipes com fuzileiros navais chegam ao 16º BPM (Olaria) para reforçar as equipes que já ocupam o Conjunto de Favelas do Alemão.

12h52 - Segundo o delegado Ronaldo Oliveira, chefe do Departamento geral de Polícia da Capital, a operação no Alemão serviu para mostrar o modo de atuação das polícias cariocas: "Ficou claro nessa operação que a polícia não entra atirando nas favelas quando faz operações policiais".

12h28 - Somenste neste domingo (28), o Disque-Denúncia recebeu mais de 2.500 ligações sobre os ataques que contecem há uma semana no Rio. Entre elas, uma dava o endereço da mansão que seria do traficante Pezão.

Tatuado 
Tatuado (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
12h09 - Mais quatro detidos em Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão. Um deles tinha tatuado Fernandinho Beira-Mar em um dos braços e, no outro, Maconha.

11h59 - Secretaria estadual de Saúde confirma um homem baleado, que chegou morto ao Hospital Getúlio Vargas. Segundo a polícia, ele trocou tiros com equipes de ocupação.

11h50 - Mais um suspeito foi detido no Largo da Mineira, no Conjunto de Favelas do Alemão.

11h43 - Polícia prende dois criminosos na Favela da Grota, no Conjunto de Favelas do Alemão. Um deles seria responsável pela falsificação de documentos da quadrilha e o outro seria identificado domo Metralha.

Soldado do Exército prestes a entrar em blindado durante operação no Complexo do Alemão 
Soldado do Exército prestes a entrar em blindado
durante operação no Complexo do Alemão

11h30 - Três jipes do Exército entram no Conjunto de Favelas do Alemão. É a primeira vez que eles ultrapassam o cerco do entorno da comunidade.

11h19 - Segundo o Relações Públicas da PM, a varredura no Alemão pode durar dias. Isso porque, de acordo com o coronel Lima Castro, a polícia acredita que haja cerca de 5 mil moradias na região e que cerca de 200 criminosos ainda estejam no local.

11h17 - Polícia investiga se criminosos fazem uma família refém numa casa da comunidade.

10h54 - A polícia confirma que encontrou a mansão do traficante conhecido como “Pezão”, que seria o chefe de tráfico do Alemão. Segundo o delegado Marcos Vinícius Braga, trata-se de um imóvel triplex, com hidromassagem, discoteca, ar condicionado em todos os cômodos, assim como TV de LCD: “Eu nunca vi nada igual, é muito melhor do que muita casa no Leblon, nunca vi disso”, disse o delegado, que afirmou que o traficante destruiu todos os cômodos antes da chegada da polícia. A casa estava vazia.

10h50 - Polícia detém dois suspeitos no Morro do Adeus.

Polícia prende suspeito de ser traficante durante operação no Complexo do Alemão 
Polícia prende suspeito de ser traficante durante
operação no Complexo do Alemão

10h46 - Estrada do Itararé é parcialmente liberada para o tráfego de veículos.

10h30 - Do alto do Alemão, o delegado Ronaldo Oliveira afirma que vários pontos da comunidade estão tomados, como o Coqueiro. "Já pegamos cerca de quatro toneladas de maconha", disse.

10h28 - Após descer a comunidade, o delegado Marcus Vinicius Braga chamou de "preocupantemente tranquila" a situação nas favelas do Alemão.

10h20 - A polícia prendeu um suspeito no final da Rua Joaquim de Queiroz, uma das entradas do Conjunto de Favelas do Alemão.

10h15 - Policiais chegam Estrada do Itararé, no Alemão, com uma nova leva de armas e drogas apreendidas no interior da comunidade. Entre elas está uma submetralhadora e uma mira à laser. O material está sendo levado para a Polinter.

10h - Polícia detém quatro suspeitos na favela do Grota, no Conjunto de Favelas do Alemão.

9h55 - O subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, afirma que já foram apreendidas mais de 2 toneladas de maconha. "A gente não tem hora para sair".

Polícia no topo do Alemão 
Polícia chegam ao topo do Alemão
(Foto: Reprodução/TV Globo)
 
9h49 - Policiais chegam à parte mais alta do Conjunto de Favelas do Alemão.

9h45 - "O fato de não termos grandes confrontos até agora não significa que não haverá mais tarde.
Moradores sabem que viemos libertá-los. Viemos trazer a paz para essa população. Eles pediram e sentiram isso", disse o Comandante da PM, Mário Sérgio Duarte.

9h43 - O Comandante da PM, Mário Sérgio Duarte, ordena que os batalhões se dividam em perímetros dentro do Alemão e façam uma revista minuciosa, usando, se necessário, o auxílio dao Companhia de Cães. "Vamos vasculhar casa por casa, beco por beco", disse ele.

Blindado da Marinha desce rua do Alemão. 
Blindado da Marinha desce rua do Alemão
(Foto: Thamine Leta / G1)
 
9h39 - Após a tomada, dois blindados da Marinha começam a descer o Alemão. Ao mesmo tempo, agentes da Polícia Civil, da Delegacia de Roubos e Furtos chegam ao local.

9h34 - Policiais do Batalhão Florestal chegam ao Alemão.

9h28 - Policiais do Batalhão Florestal deixam o 16º BPM (Olaria) para o Alemão. A expectativa é que eles se instalem em locais de mata no entorno da comunidade para evitar fugas de criminosos.

Apreensão feita na casa de Polegar, apontado como chefe do tráfico do Morro da Mangueira, neste domingo (28) 
Apreensão feita na casa de um traficante
(Foto: Thamine Leta/G1)
 
9h24 - Policiais apreenderam uma grande quantidade de drogas na casa de um traficante, num local próximo ao Centro Educacional Jornalista Tim Lopes, e descem à Estrada do Itararé com sacolas e bolsas. O transporte do material está sendo feito em motocicletas.

9h20 - "Vencemos", diz comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte.

9h18 - Imagens mostram policiais começando a se aproximar de casas de moradores da comunidade.
9h16 - Helicópteros com atiradores de elite e equipamentos para monitorar a favela sobrevoam o Conjunto de Favelas do Alemão.

Caveirão Bope camuflada - alemão 
Caveirão é camuflado antes de entrar na favela
(Foto: Thamine Leta / G1)
 
9h15 - Mais agentes da polícia deixam o 16º BPM (Olaria), que está funcionando como Quartel General da operaçao, para reforçar a ocupação do Alemão.

9h10 - Um dos blindados teve que retornar à Rua Joaquim de Queiroz, na entrada de favela, por causa de um grande buraco cavado por criminosos no local.

9h06 - Megaoperação ganha reforço de policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo).

9h01 - Na Estrada do Itararé, policiais começam a camuflar um carro blindado da polícia, conhecido como caveirão.

8h56 - "O estado está dentro do Conjunto de Favelas do Alemão. O território jamais será dado de volta aos crimonosos. Já dominamos o Alemão", diz o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira.

8h54 - Chegam ao entorno da favela dois carros do esquadrão antibombas.

8h52 - Ambulância do Exército entra no Alemão. 

8h44 - Agentes da Polícia Civil chegam à Estrada do Itararé com maconha, cocaína, granadas, um facão e material para embalar entorpecentes apreendidos no Areal.

8h40 - A polícia se prepara para avançar em outros pontos da favela, depois que foi conquistada a área do Areal. 

8h39 - O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, disse que vai usar a força máxima na invasão ao Complexo do Alemão. “Não vai haver revezamento. Já lançamos as primeiras equipes para a favela, e vamos lançar outras. A missão do Bope é tomar os pontos altos do complexo, como a Pedra do Sapo, o Morro da Fazendinha entre outros”, disse.

8h35 - Pelo menos seis blindados da Marinha e quatro picapes da Polícia Federal chegam ao local para reforçar a operação.

8h25 - O chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski confirma a chegada dos agentes à localidade conhecida como Areal, na parte central da favela.

Homens presos 
Homens presos no Alemão (Foto: Reprodução)
 
8h22 - Dois homens são detidos e saem da favela escoltados por homens do Exército.

8h12 - Um carro do Corpo de Bombeiros transportando macas e suprimentos deixou o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, em direção ao Alemão. Mais cedo, o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Cortes, passou pelo Getúlio Vargas, onde fez uma visita de rotina.

8h - Policiais militares, federais, civis e agentes das Forças Armadas começaram a ocupar o Conjunto de Favelas do Alemão. A entrada das equipes, com blindados, apoio de helicópteros e atiradores de elite, foi marcada por uma grande troca de tiros.

Bope cara pintada 
Policial do Bope pinta o rosto para operação
(Foto: Reprodução/TV Globo)
 
7h22 - Policiais se preparam para entrar na comunidade. Antes de partir para a operação, eles se cumprimentam desejando boa sorte. "A gente está na expectativa. Estamos nos momentos finais, a qualquer momento vamos entrar", disse o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira.

6h51 -Começa tiroteio no Conjunto de Favelas do Alemão. Um blindado da Marinha, um caveirão, que é o blindado da polícia, além de veículos da Polícia Federal e da Polícia MIlitar reforçam o cerco no local.

Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-contra-o-crime/noticia/2010/11/ocupacao-das-favelas-do-alemao.html                                                                                                                                                    

Nenhum comentário: