Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mais um capítulo da novela

Além da suspensão da divulgação do gabarito ontem pela Justiça, novas denúncias: o tema da redação vazou


Mais um capítulo da novela chamada Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de determinar a suspensão da prova, feita por 3,3 milhões de estudantes no último fim de semana, agora a Justiça Federal do Ceará proibiu a divulgação dos gabaritos do exame, o que aconteceria no final da tarde de ontem. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou que vai recorrer da decisão, tomada em caráter liminar pela juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal. O ´enredo` do dia foi encerrado por denúncias feitas por um professor de Petrolina, no Sertão do estado. Ele afirma que um aluno informou a ele, vinte minutos antes do início do 2º dia de provas, qual seria o tema da redação do Enem. Acuado, o Ministério da Educação (MEC) desistiu de lançar uma página eletrônica para registrar reclamações sobre o exame nacional, que seria aberta hoje.

Juliana Fausto, 17, sente-se prejudicada por ter pego prova com questões repetidas Foto: Fotos:alcione ferreira/dp/d.a press
De acordo com a assessoria da Justiça Federal do Ceará, a proibição da divulgação dos gabaritos faz parte da decisão que suspendeu a prova. Isso significa que tudo o que é relacionado ao Enem também está paralisado. Caso os gabaritos fossem divulgados, ou mesmo a página de reclamações fosse aberta, os recursos de alunos e professores não teriam validade. Ontem, técnicos do MEC tentaram convencer a juíza Karla de Almeida de que um novo teste preparado especialmente para os alunos que foram prejudicados por falhas na impressão da prova amarela não abalaria a igualdade entre os candidatos. Ela tem dez dias para dizer se aceita os argumentos ou não. Se a magistrada mantiver sua decisão, o MEC vai recorrer no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), cuja sede funciona no Recife.

Com a credibilidade completamente abalada, o Enem sofreu mais um golpe ontem. Um novo vazamento da prova pode ter acontecido no último domingo na cidade de São Raimundo Nonato (PI). Segundo um aluno do Colégio GEO de Petrolina, um colega informou a ele o tema da redação minutos antes do início da prova. ´Ele me ligou e disse que todo mundo estava comentando que o tema da redação tinha a vercom trabalho e escravidão e que a prova tinha vazado no Piauí`, afirmou o jovem, que pediu para não ser identificado. O fera de medicina, de 21 anos, está com medo de que sua prova seja anulada. A redação do Enem teve como tema o trabalho na construção da dignidade humana. Com base em dois textos, os estudantes podiam escolher entre o trabalho do futuro e a escravidão.

Andréa Karla, 17, lamentou o fato do gabarito não ter sido divulgado ontem Foto: alcione ferreira/dp/d.a press
O possível vazamento foi constatado pelo professor de redação Marcos Freire, que passou informações ao aluno antes do exame, sem acreditar que o tema sugerido pelo garoto fosse, de fato, o cobrado pelo teste do MEC. A Polícia Federal de Juazeiro (BA) está investigando o caso. Hoje, aluno e professor devem prestar esclarecimentos ao delegado Alexandre Lucena. ´Vamos instaurar o inquérito policial. O processo começará aqui porque a denúncia foi feita em Petrolina, cidade que faz parte da nossa regional, mas posteriormente deve seguir para a Polícia Federal do Piauí`, explicou o delegado.

Se a fraude for comprovada, o Enem pode ser anulado. No ano passado, o exame nacional teve sua data adiada porque a prova vazou, dias antes de sua aplicação, numa gráfica em São Paulo. As notícias não agradaram nem um pouco os candidatos pernambucanos. ´Estava aguardando ansiosa a saída do gabarito`, desabafou Andrea Carla Apresentação, 17, fera de arquitetura, aluna do Colégio Atual. Juliana Fausto, 17, do Colégio Motivo, pegou a prova com questões repetidas. ´Estou decepcionada. Fui prejudicada`, reclamou.

Até o fechamento desta edição, às 21h, as universidades (UFPE/UFRPE/Univasf) que adotaram o Enem no estado não haviam informado se manterão o exame em 2011.

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/11/10/urbana1_0.asp

Nenhum comentário: